Home Destaques

Novo decreto antecipa feriados, fecha a cidade e amplia restrições

Dentro do período, o transporte público não vai funcionar e a cidade terá barreiras sanitárias

771
Ômicron chega a 83 casos na cidade

O novo decreto municipal, que será publicado neste sábado, vai antecipar feriados, fechar a cidade e ampliar as restrições. As medidas restritivas serão válidas entre 31 de março e 4 de abril. Dentro do período, o transporte público não vai funcionar e a cidade terá barreiras sanitárias.

No transporte intermunicipal, haverá a exigência da apresentação de um comprovante de testagem que demonstre a realização de um teste negativo feito pelo menos nas últimas 48 horas. No Terminal Rodoviário haverá uma equipe exigindo o comprovante. Além do transporte intermunicipal, a medida também é válida para os veículos com placas de outras cidades.

Em relação ao setor econômico, será permitido delivery somente aos estabelecimentos que trabalham com alimentos, ou seja, restaurante, lanchonetes e congêneres. No entanto, o atendimento por drive-thru não será autorizado.

As agências bancárias vão fechar durante o período de restrições, enquanto os supermercados deverão funcionar normalmente às 13h.

ÁREAS DE LAZER

Um projeto de Lei foi enviada para a Câmara Municipal sobre aglomerações em áreas de lazer. Além do proprietário do local ser multado no valor de R$ 6 mil em caso de eventos, a pessoa que alugou também será punida.

A PARTIR DE 5 DE ABRIL

O prefeito Edinho Silva também anunciou o funcionamento de alguns setores a partir do dia 5 de abril, seguindo as seguintes regras:

  • No dia 5, dentro do Plano São Paulo, será permitido que o comércio de forma geral trabalhe com delivery, drive-thru e take-away, das 5 às 20h (delivery 24h).
  • Salões de beleza poderão atender um por vez, com agendamento.
  • Escritórios poderão atender um por vez, com agendamento
  • Auto-escolas com atendimento individualizado, um por vez.
  • Lojas de acabamento, um por vez, mediante agendamento.

ESCOLAS

O prefeito Edinho Silva também anunciou novidades sobre o retorno das aulas em Araraquara. Confira:

  • Aulas voltam no dia 5 para a rede privada, rede estadual e cursinhos, dentro das regras determinadas.
  • Ensino da Prefeitura deve retornar no dia 12, para quem quiser ir.
  • Haverá testagem até que ocorra a vacinação dos profissionais da Educação.