
Com o objetivo de cumprir prazos determinados pela legislação eleitoral e ser o vice-prefeito na chapa do petista Edinho Silva, atual chefe do Executivo em Araraquara, Damiano Barbiero Neto (Progressistas) teve que deixar nesta quinta-feira (4) a função de secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Porém, continua exercendo normalmente o cargo de vice-prefeito para o qual foi eleito em 2016.
Hoje foi publicada no Diário Oficial a sua saída, desincompatibilizando-se do cargo de secretário, para cumprimento do calendário eleitoral. Segundo o próprio Damiano no contato que manteve com o RCIA ainda que não tenha ocorrido a transferência das eleições municipais de outubro para dezembro, por conta da pandemia, é verdade – disse ele, que os prazos programados pelo Tribunal Superior Eleitoral continuam valendo para quem ocupa a função de secretário municipal. Isso teria que acontecer até 4 de junho, comentou.
A Prefeitura Municipal chegou a enviar para a imprensa uma nota sobre a saída de Damiano de uma das mais importantes pastas do governo municipal. A prefeitura explica que “a saída do cargo ocorre em cumprimento à desincompatibilização prevista na legislação eleitoral. Damiano, porém, continua exercendo a função de vice-prefeito”.
A nota destaca ainda que “a exoneração implica no desligamento de qualquer outra atividade para a qual Damiano tenha sido indicado como representante da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, o que inclui conselhos, comissões, grupos de trabalho e fundos municipais”.
QUEM É DAMIANO
Damiano Barbiero Neto é vice-prefeito de Araraquara e agora se afasta do cargo de Secretário Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico. É empresário, prestador de serviços a entidades filantrópicas e Diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Foi presidente da Feira da Bondade e governador assistente do Rotary Club de Araraquara.
Nasceu na capital paulista em 3 de outubro de 1959. Cursou Educação Artística na Universidade UnG, em Guarulhos. Desde 1988, é morador da Vila Xavier, em Araraquara. Casado há 30 anos com Rosa Maria de Oliveira, com quem tem três filhos, Luciana, Bruna e Damiano Junior.
Na esfera política, embora do Progressistas, ganhou a admiração do prefeito Edinho e a desincompabilização é sinal evidente que deixa o cargo para concorrer como vice-prefeito nas próximas eleições.
QUEM SERÁ
O lugar que deixa – secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico deverá ser ocupado provavelmente por um dos coordenadores da pasta – Alexandre Kopanakis (Indústria e Tecnologia) e Camila Capacle (Trabalho e Economia Criativa e Solidária). A definição acontecerá na semana que vem quando da reabertura do Paço Municipal.á na semana que vem quando da reabertura do Paço Municipal.