Home Destaques

Para ser vice de Edinho, Damiano deixa a Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Foi publicado nesta quinta-feira o desligamento de Damiano Barbiero Neto da pasta por conta da legislação eleitoral. Lugar poderá ser ocupado por Alexandre Kopanakis ou Camila Capacle, ambos coordenadores da secretaria.

811
Damiano Barbiero Neto, continua como vice-prefeito

Com o objetivo de cumprir prazos determinados pela legislação eleitoral e ser o vice-prefeito na chapa do petista Edinho Silva, atual chefe do Executivo em Araraquara, Damiano Barbiero Neto (Progressistas) teve que deixar nesta quinta-feira (4) a função de secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Porém, continua exercendo normalmente o cargo de vice-prefeito para o qual foi eleito em 2016.

Hoje foi publicada no Diário Oficial a sua saída, desincompatibilizando-se do cargo de secretário, para cumprimento do calendário eleitoral. Segundo o próprio Damiano no contato que manteve com o RCIA ainda que não tenha ocorrido a transferência das eleições municipais de outubro para dezembro, por conta da pandemia, é verdade – disse ele, que os prazos programados pelo Tribunal Superior Eleitoral continuam valendo para quem ocupa a função de secretário municipal. Isso teria que acontecer até 4 de junho, comentou.

A Prefeitura Municipal chegou a enviar para a imprensa uma nota sobre a saída de Damiano de uma das mais importantes pastas do governo municipal. A prefeitura explica que “a saída do cargo ocorre em cumprimento à desincompatibilização prevista na legislação eleitoral. Damiano, porém, continua exercendo a função de vice-prefeito”.

A nota destaca ainda que “a exoneração implica no desligamento de qualquer outra atividade para a qual Damiano tenha sido indicado como representante da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, o que inclui conselhos, comissões, grupos de trabalho e fundos municipais”.

QUEM É DAMIANO

Damiano Barbiero Neto é vice-prefeito de Araraquara e agora se afasta do cargo de Secretário Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico. É empresário, prestador de serviços a entidades filantrópicas e Diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Foi presidente da Feira da Bondade e governador assistente do Rotary Club de Araraquara.

Nasceu na capital paulista em 3 de outubro de 1959. Cursou Educação  Artística  na Universidade UnG, em Guarulhos. Desde 1988, é morador da Vila Xavier, em Araraquara. Casado há 30 anos com Rosa Maria de Oliveira, com quem tem três filhos, Luciana, Bruna e Damiano Junior.

Na esfera política, embora do Progressistas, ganhou a admiração do prefeito Edinho e a desincompabilização é sinal evidente que deixa o cargo para concorrer como vice-prefeito nas próximas eleições.

QUEM SERÁ

O lugar que deixa – secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico deverá ser ocupado provavelmente por um dos coordenadores da pasta – Alexandre Kopanakis (Indústria e Tecnologia) e Camila Capacle (Trabalho e Economia Criativa e Solidária). A definição acontecerá na semana que vem quando da reabertura do Paço Municipal.á na semana que vem quando da reabertura do Paço Municipal.