Home Destaques

Para o doutor Lapena uma eleição (2022) de cada vez. 2024 ainda está longe.

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna política nos fins de semana em nosso Portal RCIA

256

LAPENA E SUA LUTA

O pré-candidato a deputado estadual pela região de Araraquara Doutor Lapena falou nesta semana à Seção Nos Bastidores da Política. Perguntado por que queria ser deputado estadual (?), respondeu: “Como deputado, representarei Araraquara e as cidades da região na ALESP, não só legislando e fiscalizando o Governo Estadual, mas principalmente trazendo emendas, equipamentos públicos, projetos e programas estaduais”.

“UMA ELEIÇÃO DE CADA VEZ”

Instado se sua candidatura era para valer ou apenas tentava esquentar o nome para prefeito, respondeu: “O objetivo é vencer as eleições e ser deputado estadual. É um cargo extremamente relevante, e que trará inúmeros benefícios a Araraquara e região”. Sobre as duas eleições, disse: “Uma eleição de cada vez! Meu foco é vencer a eleição agora e fazer um excelente trabalho. A eleição de 2024 ainda está longe”.

SEUS CANDIDATOS

Interpelado quem seriam seus candidatos a Governador e Presidente para saber a quem se alia, respondeu: “Meus candidatos são Valdir Massucato para deputado federal, Tarcísio Freitas para governador de São Paulo e Jair Bolsonaro para Presidente da República”. Chapa extremamente coerente nas ideias e no alinhamento… Obrigado Lapena. Dessa vez Valdir Massucato tem tudo para não desistir! Que entre de vez na política e dispute os votos dos eleitores com seus devidos aliados.

FAKE NEWS DO VOTO

A Seção alerta eleitores sobre “fake News” distribuída pelo whatsapp tentando confundir o eleitor na hora de votar. Segundo a fake, o eleitor terá que votar em todos os cargos disputados sob pena de ver seu voto anulado no caso de votar em apenas um cargo da lista de cargos apresentada, por exemplo. O pré-candidato a deputado estadual Roberto Massafera questionou a Justiça Eleitoral que disse tratar-se de fake. Ou seja, o eleitor poderá votar do jeito que quiser, em quantos cargos desejar da lista disponível (Deputados Estadual, Federal, Senador, Governador e Presidente). Um voto para cada cargo disputado! Se quiser votar em apenas um cargo, por exemplo de presidente, no final, o voto que deu será contabilizado e válido na urna. A vontade do eleitor é que será válida e contabilizada! Não as fake News!

BOI COMEMORA E LUTA

O presidente da Câmara Aluisio Boi que representou o prefeito Edinho Silva ao lado do vice-prefeito Damiano Neto, informou à Seção via Assessoria que ficou contente com o apoio do governador às reivindicações de Araraquara e da região. Comemorou principalmente o anuncio de que as 11 mil cirurgias eletivas que estão na fila a algum tempo, serão finalmente realizadas através de mutirões como fez João Dória no início de seu Governo e que o Estado vai pagar dobrada a tabela do SUS para ajudar a recuperar a Santa Casa. Boi pediu ainda o apoio da Prefeitura e dos deputados para melhorar a situação financeira do hospital.

DAMIANO COMEMORA PARCERIA

O vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas), frisou a importância da parceria da cidade com o Governo do Estado. “Isso é democracia e vem beneficiar a população da cidade. Esse programa é semelhante ao Prefeitura nos Bairros, que nós realizamos em meio a tantos municípios participantes. É uma honra Araraquara sediar esse evento.” O Governo do Estado anunciou outros investimentos para Araraquara, um deles e que já é antigo é a liberação dos recursos para a reconstrução da Ponte Araraquara-Guarapiranga.

EDINHO AUSENTE

Dizem que o prefeito Edinho Silva não foi à reunião com o governador no Centro de Convenções da cidade para não turbinar a candidatura emergente de Rodrigo Garcia ao governo e que concorre com o seu pupilo Fernando Haddad. Analistas dizem que se Garcia for para o segundo turno com Haddad, a vitória do petista até então dada como certa, corre sérios riscos. O PT está convicto de que nestas eleições ganha os dois maiores orçamentos do país: o do Brasil e o de São Paulo. PT nunca elegeu um governador do Estado até hoje.

TRÂNSITO MERCADO BELINELLI

Leitores denunciaram à Seção o imbloglio do trânsito na Av. Djalma Dutra entre as ruas Seis e Sete ao lado do Mercadinho Belinelli que causa transtornos aos condutores e põe em risco a vida dos trabalhadores dali e transeuntes. Procuramos o Departamento de Trânsito que respondeu: “O estabelecimento comercial mencionado foi instalado há muitos anos naquele ponto da Avenida Djalma Dutra, e com o tempo foi sendo adquirido por outros proprietários que ampliaram o negócio. É resultado de um alvará expedido há décadas, sem estudos de polo gerador ou de impacto na mobilidade urbana daquela região”.

ACOMPANHANDO O TRÂNSITO

Segundo ainda o Trânsito, “A legislação atual, para abertura de um empreendimento daquele porte, exige uma série de quesitos que na época não eram considerados, como o enquadramento como polo gerador, número de vagas de estacionamento de acordo com a área, vagas para motos, deficientes e idosos, espaço para carga e descarga. A Coordenadoria de Mobilidade Urbana está ciente daquele trecho da avenida e, com foco na segurança de motoristas e pedestres, instalou um redutor de velocidade nas proximidades da Rua 6. Esse acompanhamento será mantido para que sejam tomadas as medidas cabíveis, dentro da legislação vigente”. Publicada a notícia, vamos acompanhar e cobrar solução, leitores amigos.

COVID EM ALTA

A Covid-19 dispara em números de casos em Araraquara novamente! São agora 119 casos em um dia. Cerca de 1.260 pessoas estão em quarentena na cidade com 25 internados, dos quais, 18 da cidade e sete de outros municípios. Todo esse novo surto resulta pelo não uso das máscaras! A cidade não tinha que ter removido o uso dessa proteção, pois fora tão bem sucedida nas medidas anteriores nos piores momentos! Em que a máscara atrapalha? Não atrapalha a retomada de nada e poderia muito bem ter continuado. A sorte é que a vacina tem salvado muitos da morte. Quem morre hoje, geralmente é quem não tomou vacina! (Observação, esta nota era da Seção anterior que não saiu no transporte eletrônico. Três dias depois, a Prefeitura decidiu exigir novamente o uso de máscaras na cidade). Correto! Perfeito!