Home Destaques

Prefeitura conta com parcerias para oferecer educação financeira em escolas

Informação foi fornecida pela Secretaria da Educação em resposta à indicação apresentada no Parlamento Jovem

273
Evilyn Vitoria Nascimento Camargo, vereadora dentro do Parlamento Jovem

Mais uma propositura do Parlamento Jovem de 2019 recebeu resposta do Executivo. Trata-se da Indicação nº 5/2019, elaborada pela vereadora jovem Evilyn Vitoria Nascimento Camargo e pela suplente Dyane Lima Moreira, da Escola Estadual “Profª Ergília Micelli”, apadrinhadas por Edio Lopes (PT), que sugere a inclusão de aulas extracurriculares ou palestras com o tema “Educação Financeira” nas escolas públicas do município de Araraquara.

De acordo com as vereadoras jovens, o objetivo é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos sobre finanças, com a finalidade de que desde cedo os jovens possam ter contato com o tema, aprendendo a se planejar e tomar decisões financeiras ao longo da vida. “Acreditamos que cidadãos mais conscientes de seus atos evitam endividamento e consumo excessivo. Por meio de um planejamento financeiro, as pessoas podem realizar suas conquistas, organizar a aposentadoria e contribuir para a prosperidade do país”, defendeu Evilyn na Sessão do Parlamento Jovem, ocorrida em novembro.

Para a concretização do projeto, as estudantes sugeriram a realização de aulas e palestras semanais, em parceria com instituições e fundações que cederiam cartilhas para as escolas.

PARCERIAS EM CURSO

Na resposta encaminhada à Câmara Municipal, a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, informa, primeiramente, que a competência legal da pasta se restringe a ações nas escolas municipais. Ela acrescenta que a Prefeitura tem dois projetos em andamento em parceria, uma com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e outra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Unesp vem desenvolvendo, há três anos, o projeto de Extensão Universitária “Educação Financeira para promoção da cidadania financeira” nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O projeto é coordenado por Érika Capelato, docente do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr).

Além disso, por demanda das próprias escolas, a Secretaria da Educação estabeleceu contato com o Sebrae, com a finalidade de introduzir noções de educação empreendedora e financeira em escolas de educação complementar do município.

O PARLAMENTO JOVEM

É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara participaram do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, realizada no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.