Home Destaques

Prefeitura tenta nova contratação de serviço de Cãoterapia

Vereadora Juliana Damus apresentou emendas ao orçamento municipal para viabilizar contratação

67

A Prefeitura de Araraquara reabriu o edital para contratação do serviço de Cãoterapia – Terapia Assistida por Animais (TAA). A prática é uma reinvindicação da vereadora Juliana Damus (Progressistas), que tem seguidamente solicitado a aplicação da técnica, que trabalha o desenvolvimento motor e mental dos pacientes. Na primeira tentativa de contratação nenhuma proposta para fornecimento do serviço foi apresentada.

O Serviço de Terapia Assistida por Animais é um campo de intervenção terapêutica para portadores de necessidades especiais e alimenta as relações humanas, onde profissional e animal atuam diretamente na afetividade das pessoas, abrindo seus corações para aceitarem melhor sua condição atual e pensarem de forma positiva em seu presente e em seu futuro. O enfoque é no bem-estar e crescimento pessoal através da interação homem/animal. Benefícios físicos de estímulo à mobilidade, mentais, sociais e emocionais compõem uma grande lista de virtudes que a aplicação da técnica resulta.

A Cãoterapia vai atender alunos e usuários do Sistema Único de Saúde. Serão formados grupos de, no máximo, 15 pessoas por período, considerando suas habilidades motoras e capacidade cognitiva. O serviço deverá ser realizado duas vezes por semana com duração de uma hora cada encontro. A empresa contratada deverá disponibilizar Fisioterapeuta, Psicólogo, Médico Veterinário e Adestrador de Cães.

Para aplicar o programa em Araraquara será feito um chamamento público, para inscrição das entidades que tiverem interesse e necessidade de ter o serviço. Juliana Damus, que empenha esforços há mais de dez anos pela concretização do projeto, demonstra sua satisfação com o desfecho. “Fico muito feliz e realizada em saber que o projeto da Cãoterapia será colocado em prática. Isso ajuda no desenvolvimento dos pacientes. Essa terapia trará mais qualidade de vida para as crianças”. A vereadora já havia apresentado emendas ao orçamento municipal, realizado reuniões com entidades e a Prefeitura e até visitado o serviço de Cãoterapia na cidade de Matão, onde está sendo realizado há anos