Home Destaques

Presidente Nacional do PDT participa de Encontro Regional em Araraquara

Carlos Lupi, atual Presidente Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Vice-Presidente da Internacional Socialista, visitou a redação do Portal RCIA na tarde desta sexta-feira (8), acompanhado do presidente do diretório de Araraquara Pedro Baptistini. Ele estava na cidade para participar do Encontro Regional do partido.

345
O jornalista Ivan Roberto Peroni recebendo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e o presidente do partido em Araraquara, Pedro Baptistini

O atual presidente da sigla já foi deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro, secretário de Transportes da Prefeitura do Rio, secretário de governo do estado do Rio e Ministro do Trabalho e Emprego nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Lupi foi recebido na redação e falou sobre radicalização da sociedade, onde as pessoas desaprenderam a conviver com a democracia que para ele, é um confronto de ideias e não confronto físico: “Quando o ser humano passa a fazer uso da violência para colocar ideias, já perdeu a razão, este é o risco que estamos correndo, tudo muito odiento, até mesmo dentro de casa em família as pessoas não dialogam. E este processo não ocorre só no Brasil, veja o exemplo do Chile que diante de uma democracia longa eclodiu em uma manifestação popular, onde se percebe que a sociedade está cada vez mais individualista. Na minha concepção humanista o ser humano está falido, a sociedade está em crise nos seus valores e respeito, no amor ao semelhante, hoje tudo é descartável” – afirmou Lupi.

Sobre o governo Federal afirmou que que o presidente Jair Bolsonaro criou um personagem que foi eleito “ colocaram alguém na presidência para fazer um estágio, ele nunca administrou nada, o povo votou nele por estar desiludido, quando se vota sem a razão, perde-se a qualidade de seu voto, ele não tem projeto”. Sobre conservadores considera que é essencial que sejam mantidos os valores e costumes, mas entende que a sociedade precisa evoluir.

O ex-ministro diz que gosta muito do ex-presidente Lula, inclusive foi visitá-lo em Curitiba, porém avalia que ele já se esgotou em seu projeto de poder. “Lula criou importantes programas sociais, mas minha tese é de que não há melhor maneira de se distribuir renda do que emprego e salário, isso dá dignidade, acredito também que presidiário tem que produzir e sua família receber por isso”.

Fã de carteirinha de Leonel Brizola, ele comentou em nossa redação, que existem pontos parecidos entre ele e Ciro Gomes, a coragem e a ousadia. “Só que Ciro é ousado e tem coragem para mexer com esse sistema financeiro, onde não existe taxação”. Sobre as farpas entre Ciro e Lula, Carlos Lupi diz que “na realidade Lula na prisão trabalhou para que o PSB não se aliasse ao PDT nas eleições para presidente, e Ciro guardou isso”.

Sobre a liberdade de Lula, afirmou que ele sai da prisão entendendo que seja justo já a constituição federal prevê trânsito e julgado, mas ainda não está livre da condenação. “Lula foi condenado por um colegiado, portanto não pode ser candidato, há não ser que seja anulada a condenação, e há chances de acontecer; aí sim ele poderia ser candidato, mas na lei de hoje, ele não pode, que ele quer, quer”- completou.

Sobre Araraquara, seu partido pretende lançar candidato para concorrer à prefeitura no ano que vem e que já disse a Pedro Baptistini que ele é o escolhido, pois para ele, o partido existe para ter candidato: “Quando se abre mão disto, se abre também mão de sua própria existência”, argumentou o dirigente.

O ex- Ministro elogiou o prefeito Edinho Silva, dizendo que ele foi um bom parceiro no governo Dilma. “Eu gosto do Edinho, só que eu estou tratando da sobrevivência do meu partido”, e brinca dizendo “tem várias crianças na região, mas quem tem que tomar conta do meu filho sou eu”- finalizou Lupi.