A servidora pública municipal Renata Barbosa, 41 anos de idade, está sendo lançada pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) como pré-candidata em Araraquara nas disputas eleitorais do próximo ano. Ela será a indicada pela agreamiação para disputar a cadeira do Poder Executivo.
O partido já anunciou que o lançamento da pré-candidatura está marcado para o dia 28 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal. A servidora foi eleita em setembro presidente do PSOL, sendo estudante de pedagogia e participante ativa do movimento negro e feminista.
Renata Barbosa possui um histórico político no partido, tendo concorrido ao Legislativo nas eleições passadas, porém não foi eleita com 313 votos. Ela é mineira de Teófilo Otoni e tem 41 anos de idade. Nasceu em 17 de setembro de 1982.
O partido reafirma seu interesse em participar do pleito, aliás, sempre esteve presente nas eleições municipais buscando preservar sua identidade. Ao longo da trajetória municipal seu melhor momento até aqui foi com a candidatura de Célio Peliciari, nas eleições de 2016, quando obteve pouco mais de 5 mil votos.