Home Cultura e Lazer

Sergio Martins nos leva a conhecer a origem e a tradição dos Chediek no Líbano

Sérgio Martins escreve sua coluna Muito Exclusivo nos fins de semana no RCIA. Nesta edição, ele aproveita a viagem feita pelos irmãos Elias, Paulo e Edison à terra natal dos seus avós Elias e Nasha Chediek; e, foi lá em Miziara, Líbano que também nasceu seu pai Paulo Elias, da CTA.

37
O vilarejo Meziara onde nasceu Paulo Elias Antonio e seus pais

Os irmãos Chediek, Elias, Paulo e Edison, resolveram fazer uma viagem ao passado, a origem de onde tudo começou, através do patriarca, Paulo Elias Antônio, que construiu em Araraquara SP BR, uma das mais tradicionais famílias.

Paulo Elias, pessoa querida e respeitada, trabalhou e contribuiu e muito para o crescimento de Araraquara. O conheci, presidente da CTA (Companhia Trólebus Araraquara), na administração do prefeito Waldemar De Santi, tanto ‘seu’ Paulo, quanto De Santi, tinham grandes afinidades, pelo caráter e por seus princípios. Aprendi muito com ambos.

Em Miziara, no Líbano, que a história dos Chediek teve início. O objetivo principal da viagem era conhecer a cidade onde viveram seus avós, Elias Chediek e Nasha Chediek e onde ‘seu’ Paulo nasceu e viveu até os 4 anos. Miziara é uma cidade localizada no norte do Líbano, região de Zgharta.

Acompanhados de Regina Chediek e de Maria do Carmo Prada, percorreram ruas e casas e, nessa garimpagem, apreciaram a rica gastronomia libanesa, as quais nos presenteiam com imagens fantásticas de uma viagem no tempo.

Valeu, Elias, Paulo Sérgio, Edison, Maria e Regina, por dividir essa viagem a Miziara, Istanbul e Beirute, no Líbano, com detalhes, que só enriquecem nossos conhecimentos sobre a história dos Chediek.

CURTA A VIAGEM DOS CHEDIEK À TERRA NATAL DOS SEUS AVÓS