Home Política

Secretarias respondem sobre revitalização da Praça São Geraldo 

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou esclarecimentos sobre obra vencedora do Orçamento Participativo 

122
Praça do São Geraldo, uma das mais tradicionais da cidade

No final de julho, o vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, Rafael de Angeli (PSDB), encaminhou o Requerimento nº 712/2021 ao Executivo, solicitando informações sobre a obra de revitalização da Praça “Cônego Armando Antônio Salgado”, a Praça São Geraldo, vencedora do Orçamento Participativo (OP) em 2019.

No documento, o parlamentar questionava se já existia uma data definida para o início das obras, em qual parte do processo estaria a revitalização e requisitou cópia do projeto de reforma. “O OP teoricamente é o espaço onde os moradores da cidade, divididos por regiões, reunidos em plenárias, decidem as prioridades de investimentos para o orçamento municipal do ano seguinte. Por isso, é importante fiscalizarmos o andamento das obras vencedoras”, afirmou Angeli.

“Durante todo o nosso mandato, cobramos firmemente a Prefeitura sobre as obras prometidas no OP, muitas delas paradas ou inacabadas, como a Praça São Geraldo, por exemplo. A população e a comunidade local necessitam de explicações e de entregas do que foi prometido pelo governo municipal”, complementou o vereador.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que a reforma e revitalização da praça será realizada em duas etapas. A primeira, com valor orçado em R$ 632.447,06, será a execução da modernização e eficientização da iluminação através da implantação de LEDs, baseada nos projetos e estudos luminotécnicos desenvolvidos para o local. “Esta etapa encontra-se licitada [Concorrência nº 010/2021), aguarda a formalização do contrato, e seus documentos encontram-se disponíveis no Portal da Transparência (www.araraquara.sp.gov.br/transparencia-gestao-e-financas/portal-da-transparencia-gestao-e-financas). A segunda trata-se das obras civis as quais encontram-se em desenvolvimento dos projetos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano”, detalhou o chefe da pasta, Sérgio Pelícolla.

Já segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Poleto, o projeto de reforma da praça encontra-se em desenvolvimento na Gerência de Projetos Urbanos. “Foi elaborado estudo preliminar para a recuperação da praça, apresentado para o padre responsável pela igreja em reunião em conjunto com representantes do Orçamento Participativo.”

Sálua explica que, a partir da reunião, começou a ser elaborado o projeto básico, no qual são especificados, através de desenhos (plantas, cortes, elevações e perspectivas), tabelas e textos, os materiais, serviços, métodos construtivos, espécies vegetais, entre outros detalhes, que servirá de base para realização de orçamento, memorial descritivo e demais documentos necessários para a licitação da obra.

“Devido a intercorrências com outros projetos de igual relevância, porém, com prazos menores para celebração de convênios e desfalque no quadro de servidores devido a afastamentos por conta da pandemia, o processo do projeto sofreu atrasos. A previsão é que no próximo mês de outubro seja finalizada esta etapa e os desenhos sejam enviados para elaboração de orçamento e demais documentos pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos”, finaliza a secretária, que encaminhou, no documento de resposta, estudo preliminar para a recuperação da praça.

Angeli acompanhará os prazos de execução. “Junto com a população do São Geraldo, cobraremos a conclusão dessa importante obra de revitalização de uma das praças mais antigas e importantes de nossa cidade”, explica e finaliza o vereador.