Home Destaques

Seminário em São Paulo celebra 50 anos do livro de Heleieth Saffioti

Evento ocorre dia 19 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal de São Paulo

155
Professora universitária, militante e teórica feminista marxista, Heleith Saffiotti nasceu em 4 de janeiro de 1934 e faleceu em 13 de dezembro de 2010

Heleieth Saffioti foi docente da Unesp, câmpus de Araraquara, casada com o químico Waldemar Saffioti, professor, autor de livros didáticos e vereador em nossa cidade. A obra de destaque de Heleieth, “A Mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade”, completa, em 2019, 50 anos da publicação da primeira edição, em 1969. Pela importância da obra, a União de Mulheres de São Paulo propôs a realização de um seminário, que ocorrerá dia 19 de novembro, das 14h às 18h, na Câmara Municipal de São Paulo, sala Prestes Maia. Intitulado Heleieth Saffioti – 50 Anos de A Mulher Na Sociedade De Classes: Mito E Realidade, o seminário é co-organização pela Editora Expressão Popular, editora da obra, e pela vereadora Juliana Cardoso.

Heleieth Saffioti iniciou a pesquisa que resultou no livro em 1967, com orientação inicial do sociólogo marxista Florestan Fernandes, durante a ditadura-civil militar. Com a expulsão política de Florestan,  Heleieth continuou sua pesquisa sob a orientação de Antonio Candido.  De acordo com Amelinha Teles, ativista política e membro da “União das Mulheres”, “nesta obra Saffioti demonstrou que atuar pela libertação das mulheres exige o engajamento na luta de classes.”

Mais ainda, por ter estabelecido as raízes teóricas do feminismo marxista no Brasil, Heleieth apresenta uma profunda análise sobre o sistema de exploração no capitalismo dependente brasileiro. Com isso, esclarece que os mecanismos de opressão à mulher e aos negros estão estruturados na forma de superexploração da classe trabalhadora brasileira. Já no final da década de 1960, Heleieth anunciava que a emancipação das mulheres no Brasil está atrelada à emancipação dos trabalhadores, em especial dos trabalhadores negros.

Participam da mesa do seminário: Amelinha Telles – União de Mulheres de São Paulo;
Eleonora Menicucci – Ex-Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; Juliana Cardoso – Vereadora PT/SP; Renata Gonçalves – Professora e Coordenadora Núcleo de Estudos Heleith Safiotti da Universidade Federal de São Paulo; Rosalina Santa Cruz – pesquisadora e ex-orientanda de Heleieth Saffioti; Tainã Gois – advogada e militante, co-fundadora da Rede Feminista de Juristas, mestranda pela Faculdade de Direito da USP, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – GPTC/USP; Vera Vieira – diretora executiva da associação Mulheres pela Paz. Coordena projetos voltados para a violência de gênero, incluindo violência doméstica, violência sexual e tráfico de mulheres e meninas.

Após o Seminário será realizada, das 19 às 21h, confraternização na sede da Editora Expressão Popular, na Rua Abolição, 201, próxima à Câmara Municipal de São Paulo.

Programação da confraternização na Expressão Popular:

19h00 – recepção e mística

19h10 – Abertura:

Editora Expressão Popular com Bete Simão

União de Mulheres com Amelinha Teles

Mandato da Vereadora Juliana Cardoso (PT/SP)

19h45 – Atividade cultural: Vivência de Xequerês, com Inaiá Araújo

20h30 – Comemoração com bolo de 50 anos e Sorteio de kits Heleieth Saffioti.

Em ambos os eventos a entrada será gratuita.