Home Política

Setembro Amarelo é assinado visando diminuir suicídios

62
Suicidio 59

Lei que institui a campanha, de autoria de Jéferson Yashuda Farmacêutico, foi sancionada na manhã desta terça-feira

Suicidio 59Assinatura do documento no 6° andar nesta terça

A cada 45 minutos, o Brasil registra, em média, um suicídio. Os dados são do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para reduzir esse número, foi aprovada Lei Municipal de autoria do Presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a campanha “Setembro Amarelo”. A lei foi sancionada na manhã desta terça-feira (18) pelo prefeito Edinho Silva (PT). 

“Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. A ideia é justamente diminuir o tabu que ainda existe na sociedade, que dificulta a identificação de sinais, e ampliar a oferta e a busca por ajuda”, informou Yashuda. Sabe-se que a depressão envolve uma gama heterogênea de condições, que vai de uma simples tristeza até formas mais graves, causadas por fatores hormonais, ambientais e até mesmo genéticos.

Além de debates sobre o tema, a campanha, que será desenvolvida anualmente em Araraquara, prevê o estabelecimento de diretrizes para ações integradas envolvendo a população, os órgãos públicos e as instituições públicas e privadas no desenvolvimento de ações, programas e projetos na área de educação e prevenção. Parabenizo o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda, pela lei do ‘Setembro Amarelo’. As campanhas de combate ao suicídio devem sempre ser intensificadas, assim como a promoção de políticas de saúde física e mental”, pontuou Edinho.