Eleitores de todo o país têm até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais como a biometria.
Aqueles que faltaram e não justificaram a ausência nos últimos três pleitos também precisam respeitar este prazo, que vale ainda para quem quer tirar o título de eleitor pela primeira vez.
Para quem já tem o registro biométrico, os serviços referentes à regularização podem ser feitos pela internet, no sistema de autoatendimento chamado Título Net, ou pelo atendimento presencial em todas as unidades da justiça eleitoral.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente nos primeiros dois meses deste ano, mais de dois milhões de cidadãos buscaram a Justiça Eleitoral para realizar o cadastramento, atualizar as informações cadastrais, como a biometria, ou transferir o domicílio eleitoral.
A pessoa em situação irregular não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, matricular-se em universidades ou tomar empréstimos em instituições financeiras públicas. O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 6 de outubro e, caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 27 de outubro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br