Home Destaques

Cerca de 140 pessoas fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição, método de prevenção ao HIV, em Araraquara

Tratamento foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde em abril do ano passado e é voltado a grupos com maior vulnerabilidade e exposição ao vírus

77
Em abril do ano passado, Araraquara se tornou um dos primeiros municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS-3) a implantar o tratamento PrEP

Cerca de 140 pessoas fazem uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), método de prevenção ao HIV, em Araraquara. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela gestora do programa de IST/Aids do município, Saliane Ribeiro, durante o “Canal Direto com a Prefeitura”.

Em abril do ano passado, Araraquara se tornou um dos primeiros municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS-3) a implantar o tratamento PrEP.

É uma terapia eficaz de prevenção ofertada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, causador da Aids, baseada na combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina, em um único comprimido) que fortalecem o organismo no enfrentamento a um possível contato com o vírus.

“A PrEP é o uso do antirretroviral por pessoas que não são infectadas pelo vírus para se protegerem caso entrem em contato com o HIV. É uma medicação de uso contínuo. Um comprimido por dia. Essa medicação é oferecida para grupos prioritários, ou seja, por questão de vulnerabilidade e comportamento”, explicou Saliane.

Portanto, a PrEP é destinada a pessoas que estão mais expostas a entrar em contato com o vírus. “Seriam os grupos de transexuais, homossexuais, homens que fazem sexo com outros homens e não necessariamente sejam homossexuais, casais sorodiferentes (quando um dos parceiros é soropositivo e o outro não, aí aquele que não é soropositivo faria uso do medicamento para se prevenir) e, também, para profissionais do sexo”, complementou a gestora.

Seguindo orientação do CRT (Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP), o método de prevenção também está sendo ofertado para homens heterossexuais de comportamento de risco e para menores de idade a partir de 15 anos.

Informações
Mais informações podem ser obtidas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1435, no Centro — de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. O telefone é (16) 3333-6700.

Além do polo central, o atendimento também é realizado nas unidades básicas de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, com a enfermeira Ana Lúcia Pereira; do Selmi Dei 1, com o enfermeiro Rogério Ornela; e do Jardim Indaiá, com o enfermeiro Vagner Prates.

Das pessoas que fazem uso do tratamento em Araraquara, cerca de 110 são acompanhadas pelo polo central, do CTA, e o restante é atendido nos polos das unidades dos bairros.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.