Início Destaques

Paciente de São Carlos com coronavírus passou fim de semana em Araraquara

As autoridades ligadas à Saúde em Araraquara após terem conhecimento da informação encontraram outro cenário: onde esteve e com quem esteve, pois sabem que a partir de agora a cidade já apresenta uma transmissão sustentada e comunitária.

409
Há um serviço de monitoramento sobre a movimentação do vírus na comunidade

A informação que ninguém em Araraquara queria ouvir aconteceu nas palavras de Fabiana Araújo, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, neste final de tarde. Ontem (quarta-feira) a Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou o primeiro caso positivo para COVID 19 na cidade, contudo esperava-se que ele não tivesse saído do município. Saiu e passou o sábado e domingo em Araraquara.

Trata-se um homem de 35 anos que foi atendido recentemente na rede particular de saúde em São Carlos, porém não foi notificado como caso suspeito, pois não se enquadrava nos critérios de definição dos casos, inclusive sem registro de viagem recente para fora do país.

Só que sua presença – sábado e domingo por aqui, pode ser que tenha provocado uma transmissão do vírus. Sendo assim, na opinião de Fabiana Araújo que é coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o município pode ser considerado como apresentador de uma transmissão comunitária, ainda que não apresente exame confirmado laboratorialmente.

O que oferece certa tranquilidade, pelo menos por enquanto, é que o monitoramento dos vírus que circulam não mostra que o coronavírus está na cidade, porém alerta – se entrou está incubado.

Para o Comitê de Contingência do Coronavírus criado pela Prefeitura Municipal que vem realizando trabalho contínuo através de ações de prevenção bem como monitoramento, mais cedo ou mais tarde, o vírus vai entrar; mas, há uma torcida para que quando chegar não atinja curva acentuada ou com níveis elevados.

Com as notificações recebidas nesta quarta-feira (18), São Carlos contabilizava 25 notificações de casos suspeitos para COVID-19, sendo 1 caso confirmado e outros 4 descartados. A Prefeitura de São Carlos publicou em edição extra do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (19), o Decreto Nº 120, de 19 de março de 2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção à disseminação do coronavírus (COVID-19). Já o município de Araraquara contabiliza 10 casos suspeitos do coronavírus, dos quais 9 estão isolados em suas casas e um encontra-se internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense.