Início Destaques

Por três dias seguidos Araraquara mantém média mínima de isolamento

Com 41% de isolamento social, município mostra que está próximo de ter a quarentena prorrogada

35
O isolamento é a alternativa para a doença não se espalhar

Os números apresentados pelo SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Araraquara nesta quarta-feira foi de 41%, repetindo assim pelo terceiro dia o mesmo índice.

Os números dos últimos três dias registrados em nossa cidade mostram que a maior parte da população está fora de casa e isso pode provocar – por orientação médica – que a quarentena deve continuar. No entanto, a decisão só será anunciada no final do dia durante entrevista coletiva do governador paulista João Doria.

 Pode ser que os números venham a ser contestados, contudo, eles são direcionados por uma central de inteligência que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Assim, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Enquanto Araraquara apresentava nesta quarta-feira (6) apenas 41% de isolamento social, o Estado de São Paulo tinha 47%, o mesmo ocorrendo com a capital que tem 39.928 casos confirmados para Covid 19 e um saldo de 3.206 mortos.