O Londrina faz neste domingo (29) às 18h30, o jogo mais importante do ano, até aqui. A equipe alviceleste recebe a Ferroviária em um duelo que pode definir a vida do Tubarão nesta temporada. Mas, não é somente a vida do LEC que pode ser definida, da Ferroviária também.
Com quatro pontos e na 3ª posição, uma vitória sobre a Locomotiva Grená leva o LEC a definir a classificação na última rodada fora de casa. Por outro lado, a equipe paulista garante o acesso de forma antecipada se derrotar o Tubarão neste domingo.
Depois de vencer o Ypiranga na última rodada, o Londrina ressuscitou no campeonato e vai definir se continua a luta pelo acesso para a série B ou se encerrará o ano de forma precoce. Já a Ferroviária, vencendo, sobe para a Série B.
Ferroviária e Londrina tem um importante histórico de jogos. Para o time paranaense não é nada bom.
Em 2024, os dois times se encontraram duas vezes. Na fase de classificação a Ferroviária conseguiu segurar um empate por 0 a 0 em um jogo onde o goleiro Saulo teve uma ótima atuação, chegando a ser eleito o melhor em campo. Já no primeiro turno do quadrangular final, as equipes voltaram a se encontrar e dessa vez os afeanos levaram a melhor em uma virada por 3 a 2, em Araraquara.
Para este domingo, o técnico Claudinei Oliveira terá força máxima à disposição. Com o departamento médico do clube vazio e o retorno de Iago Telles, o treinador deve levar o Londrina a campo com Gabriel Félix no gol, Thiago Ennes e Maurício nas laterais com Rayan Ribeiro e Rayan Poltronieri fechando a linha defensiva. O meio de campo deve contar com Tauã, Kadi e Rafael Longuine. Já no trio ofensivo, devem jogar Calyson, Iago Telles e o artilheiro Daniel Amorim.
Já a Ferroviária vem de uma goleada sofrida para o Athletic na última rodada. Apesar de ter feito uma boa fase de classificação graças a um sistema defensivo bem consolidado, neste quadrangular final a equipe paulista é a segunda pior defesa com sete gols sofridos, ficando somente na frente do Londrina, com oito gols sofridos.
Uma vitória simples coloca a equipe paulista na série B do ano que vem e segundo o técnico Júnior Rocha, a Locomotiva Grená tem estudado o Tubarão para o confronto deste domingo.
Rocha deve levar a Ferroviária a campo com Saulo no gol, Weverton e Igor Fernandes nas laterais, Gustavo Medina e Ronaldo Alves na zaga, no meio campo, Xavier, Ricardinho e Juninho ficam responsáveis pelo setor de criação do time com Zé Mateus, Vitor Barreto e Carlão no ataque.
Quem apita o jogo é o experiente árbitro FIFA, Wilton Pereira Sampaio.