O ineditismo político está criando uma situação inusitada no eixo São Carlos e Araraquara por conta da saída de dois secretários municipais – Transporte/Trânsito e Educação, que deixam o Governo Airton Garcia, do PSL, para concorrerem ao cargo de prefeito em nossa cidade nas eleições de novembro. O engenheiro Coca Ferraz e o gestor público Nino Mengatti são protagonistas desta disputa.
Nesta tarde de quinta-feira (10), Nino Mengatti disse ao RCIA que a carta de afastamento já está pronta e deverá entregá-la ao prefeito Airton Garcia nesta sexta-feira para publicação até a próxima quarta-feira, quando se dará o desligamento oficial. No momento, Mengatti está em férias e disse que não aceitaria ser candidato em Araraquara e continuar trabalhando em São Carlos.
“Estarei em férias até o dia 15, mas entrarei com a minha carta de exoneração nesta sexta-feira para que seja ela publicada no Diário Oficial da próxima quarta-feira; ainda que a lei permita que possa continuar em São Carlos tomei a decisão e acho justo que eu cesse minhas atividades e também me dedique à campanha em Araraquara”, justificou o secretário de Educação em São Carlos.
Nas últimas semanas, Nino Mengatti alinhavou as costuras políticas com o PDT, Rede, PV e o seu PSP. Os partidos também em comum acordo escolheram para vice-prefeito de Mengatti o engenheiro Pedro Baptistini. De acordo com o futuro candidato – convenção ocorrerá no domingo (13), na Câmara Municipal – o nome de Baptistini na chapa reforça o objetivo do grupo que é promover uma política renovadora em Araraquara usando o que o candidato chama de pilar.
Da mesma forma o seu rival Coca Ferraz que deixou a prefeitura de São Carlos em junho, garante implantar projetos de renovação para recuperar perdas na trajetória político-administrativa da cidade. Ambos, Coca e Nino Mengatti, têm se apresentado como gestores bem sucedidos no Governo de Airton Garcia.