Home Seu Pet

Bem-estar Animal alerta para riscos de animais soltos na rua

Tutor é responsável por qualquer dano que seu animal possa cometer com outras pessoas ou animais

43
Araraquara conta com diversos canais de denúncia para situações envolvendo animais

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, alerta para os perigos de deixar animais de estimação soltos em via pública.

Recentemente, têm sido comuns as notícias de ataques de cães bravos nas ruas, não só em Araraquara como em diversas cidades, por isso a coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, destaca a necessidade dos tutores redobrarem os cuidados com seus cães. “É necessário guardar de forma responsável seus animais, mesmo porque o tutor é responsável por qualquer dano que o animal cause a outra pessoa ou a outro animal. Isso é uma contravenção penal”, aponta.

Carol também aponta a importância de fazer as denúncias desses casos. “Alguns casos relatados não contam com registros na coordenadoria, o que seria importante para que possamos ter um controle da situação e para que o tutor seja responsabilizado”, acrescentou.

CANAIS DE DENÚNCIA

Araraquara conta com diversos canais de denúncia para situações envolvendo animais. Para denúncias de maus-tratos e abandonos de animais, o telefone da Ouvidoria Animal é o (16) 3301-3130, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O serviço também funciona em esquema de plantão, para casos de emergência, das 16h30 às 7h30, inclusive 24 horas por dia aos finais de semana e feriados, por meio de ligações diretamente ao fiscal de plantão, no telefone (16) 99993-8232. O plantão serve para animais atropelados ou agônicos que precisem de um atendimento imediato.

Em caso de agressão ou animal submetido a sofrimento, é preciso acionar a Polícia Militar imediatamente pelo número 190. Casos de animais que estejam em altura, buraco ou local de difícil acesso, a recomendação é para acionar o corpo de Bombeiros pelo 193.

As ocorrências que envolvam animais silvestres devem ser relatadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (16) 3339-5000. Já os casos que envolvam animais peçonhentos devem ser direcionados ao Controle de Fauna Sinantrópica (CCFS) pelo telefone (16) 3331-3820. O atendimento é feito das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Para outras informações, o telefone da Coordenadoria de Bem-Estar Animal é o (16) 3339-4441 e o e-mail é bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br