Home Seu Pet

Pets idosos exigem atenção redobrada

90
Cao Idoso

Cao IdosoPêlos brancos no focinho e ao redor dos olhos, a perda de vitalidade, disposição e a dificuldade em fazer alguns esforços físicos são alguns transtornos apresentados

Os pets geriátricos devem ter um lugar confortável para os momentos de descanso. Por isso, evite deixar a caminha do seu amigo em lugares úmidos ou que bata muito sol e vento. Coloque em um espaço de fácil acesso, pois com o tempo a mobilidade destes animais reduzem. 

Além disso, ao atingirem a terceira idade, os pets ficam predispostos a doenças como artrite, diabetes, câncer, problemas de tireoide, perda gradativa de visão e obesidade. O ideal é levá-los para fazer checkups a cada seis meses.

O aparecimento de pêlos brancos no focinho e ao redor dos olhos, a perda de vitalidade, disposição e a dificuldade em fazer alguns esforços físicos já não são mais os únicos transtornos apresentados”, ressalta o veterinário. Segundo Marcelo, obesidade e doenças relacionadas a ela são os problemas mais frequentes e precoces quando os cães envelhecem.

Doenças hormonais também são muito comuns nessa fase da vida do animal. Para o veterinário, hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo (doenças que afetam glândulas e produção de hormônios), tumores e neoplasias podem afetar os animais.

Acupuntura, fisioterapia e uso de medicamentos podem ser usados para aliviar dores e incômodos nos animais, como explica Marcelo, que recomenda que os donos evitem pisos lisos e escorregadios nos locais em que o animal transita.

Acompanhamento veterinário

Para detectar problemas nos cães, os donos devem ficar atentos aos animais. Quando atingem uma idade mais avançada, os animais exigem visitas com uma frequência maior ao veterinário para a realização de exames periódicos.

Esses exames são responsáveis pela descoberta precoce de doenças e processos degenerativos. Ultrassom, ecocardiograma, raio-x de tórax, mensuração da pressão arterial, dosagens hormonais e exames de sangue e urina devem ser realizados de acordo com a avaliação do médico veterinário.

Alimentação diferenciada

A alimentação é um fator bastante relevante para manter a longevidade do pet. É importante que os donos saibam controlar a qualidade e a quantidade de calorias dos alimentos oferecidos ao animal.

Por causa dessa diminuição da atividade física, comum na fase senil dos cães, as calorias que ele precisa ingerir são menores. É possível controlar essas calorias com fórmulas ou rações especiais para animais idosos.

Hora do banho

Para evitar traumas físicos ou problemas na coluna e nas articulações, é necessário um cuidado especial na hora de dar banho nos cães idosos. Eles sentem mais dor e têm limitações de movimentos, que devem ser respeitadas.

Evite dar banhos com água gelada no seu cão. Dê banho no banheiro, com água quente, pois se não tomamos banho na água fria, o seu pet também não deve tomar, principalmente no frio.