Home Utilidade Pública

Em Araraquara, placas orientam sobre a proibição do descarte de lixo e entulho

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, a ação visa sensibilizar a população para a questão do descarte irregular de resíduos.

125
Placas avisam sobre proibição do descarte do lixo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Departamento Autônomo de Águas e Esgotos de Araraquara (DAAE), iniciaram nesta semana a instalação de placas orientativas sobre a proibição do Descarte de Lixo e Entulho em diversas regiões da cidade (Jardim Veneza, Jd. Indaiá, Pq. Gramado II, Vila Vieira, Jd. Ana Adelaide, Jd. Imperador II, Parque dos Sabiás, Jd. Serra Azul e Jardim São Rafael II). As placas contêm as Leis Municipais referentes ao descarte irregular de entulho e os telefones para denúncia.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, informa que a ação visa sensibilizar a população para a questão do descarte irregular de resíduos. “É de suma importância que a população passe a gerar menos resíduos, realize a coleta seletiva, compostagem e o descarte correto de nossos resíduos”. Porsani lembrou que Araraquara possui coleta de resíduos domiciliar em 100% do município, Pontos de Entrega de Volumosos (PEV ´s), além da coleta seletiva realizada pela Cooperativa ACÁCIA. “Temos uma infraestrutura muito boa. Não é admissível pessoas ainda jogarem lixo nos terrenos e áreas de preservação permanente”.

Segundo o Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, foram selecionados 37 pontos que costumam dar problemas por conta do descarte irregular de entulho. “Esses pontos são limpos com frequência pela Prefeitura, porém, ainda existem pessoas que agem de “má fé”. Essas pessoas, mesmo sabendo que estão infringindo as Leis e cometendo crime ambiental, persistem em descartar de forma incorreta”. Para Valter, a população pode colaborar denunciando possíveis descartes irregulares. “A denúncia é muito importante, pois facilita a identificação do infrator”.

O agente Técnico de Serviços Públicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tiago Sant’Anna de Oliveira, mapeou os pontos e organizou a logística para o início das instalações. “Com o apoio do DAAE, o trabalho foi iniciado na manhã desta terça-feira (28), sendo instaladas nas regiões do Jardim Veneza, Jd. Indaiá, Pq. Gramado II, Vila Vieira, Jd. Ana Adelaide, Jd. Imperador II, Parque dos Sabiás, Jd. Serra Azul e Jardim São Rafael II”. De acordo com Tiago, o trabalho continua até o início da próxima semana. “Outros pontos da cidade irão receber as placas orientativas”.