Home Agronegócio

Prefeitura de Gavião encerra curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

Com as alterações processadas no programa, o curso dado pelo Senar SP e Sindicato Rural de Araraquara agora é dividido em dois módulos, orientando o participante na manutenção dos tratores agrícolas bem como na sua operação.

56
As duas etapas do curso: manutenção e operação de tratores agrícolas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Araraquara realizaram em Gavião Peixoto o curso de Capacitação em Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, destinado a preparação profissional dos servidores municipais. O programa foi instalado no dia 27, segunda-feira.

O curso em questão, após sua finalização, vai possibilitar a capacitação dos servidores para a operação de tratores agrícolas no preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como ensinar os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, na troca de filtros, lubrificação e mecânica.

O engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, acompanhando os trabalhos de ensinamento, diz que o programa visa promover a capacitação técnica, além de oferecer o conhecimento prático aos alunos. “O aprendizado segue uma linha de orientação dada pelo instrutor, oferece ao trabalhador a oportunidade de atuar em diferentes atividades do município, pois ele passa a ter uma visão bem ampla e diferenciada sobre as tarefas do dia-a-dia”, comenta.

Participantes do curso em Gavião Peixoto

O instrutor Marcelo Perrone, do Senar, bastante experiente na função, assegura que a manutenção é muito importante, mesmo porque congrega operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. Ensinamentos sobre a operação e a manutenção constam de uma apostila oferecida gratuitamente pelo Senar aos alunos.

Para o instrutor a manutenção quando realizada de maneira correta e dentro do período certo vai garantir melhor aproveitamento da máquina. Ao mesmo tempo, amplia a vida útil proporcionando operações com qualidade, apresentando um custo operacional bem menor. “É o chamado custo-benefício”, argumenta.

Aos alunos – servidores da prefeitura – Perrone argumentou que o período de manutenção preventiva de tratores agrícolas pode variar de marca para marca: “O manual do operador deve estar sempre à mão. É uma forma de se ter segurança no que vai fazer, não quando, mas como fazer para deixar a máquina em perfeitas condições de uso”, ratifica.

Durante o curso, entrevistado pelo RCIA, o coordenador regional do Senar, João Henrique Souza Freitas, voltou a falar que “o curso agora se dividiu em duas partes para que os participantes possam assimilar de forma mais correta – o que é manutenção e o que é operar um trator”. Ele garante que assim o curso se torna bem mais proveitoso.

Em Gavião Peixoto a primeira parte do curso – manutenção – foi realizada nos dias 27, 28 e 29 com duração de 24 horas/aula; a segunda etapa aconteceu na quinta-feira e sexta-feira, com mais 16 horas/aula.