Início Utilidade Pública

Ligação irregular de água da chuva na rede de esgoto causa transbordamento em vias e casas

Isso ocorre principalmente no verão, quando o volume de chuvas é maior

68
Além de afetar o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e causar problemas à população, essas ligações clandestinas são passíveis de autuação e multa

As ligações irregulares de águas pluviais na rede coletora de esgotos são as maiores causadoras de transbordamentos de esgoto em vias públicas e retorno do efluente em imóveis, principalmente no verão, quando o volume de chuvas é maior.

Além de afetar o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e causar problemas à população, essas ligações clandestinas são passíveis de autuação e multa, uma vez que são expressamente proibidas pela Lei Complementar Municipal nº 21 de 1998.

Diferenças entre o sistema coletor de esgotos e sistema de drenagem pluvial

O sistema coletor de esgotos é composto por um conjunto de tubulações que têm como objetivo levar os dejetos sanitários de imóveis até as Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Desse modo, suas redes são dimensionadas para receber apenas os líquidos residuais de torneiras, vasos sanitários e chuveiros.

Já o sistema de drenagem de águas pluviais é composto por bocas de lobo e tubulações que captam e transportam a água proveniente das chuvas até os rios e córregos, sem a necessidade de tratamento. Dessa forma, a água de calhas e telhados deve ser conduzida até a sarjeta, para que siga o fluxo da rede de drenagem urbana.