Início Utilidade Pública

Meio ambiente e Daae realizam coleta de água na nascente modelo do córrego Água Branca

Ação contempla a diretiva de Gestão das Águas do Programa Município Verde Azul e será realizada regularmente

36
As amostras foram retiradas na Nascente Modelo do córrego Água Branca, um importante afluente do Ribeirão do Ouro

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) realizaram, na manhã desta terça-feira (20), a coleta de água do córrego Água Branca, localizado entre os bairros Jardim Dumont e Cruzeiro do Sul. As amostras foram retiradas na Nascente Modelo do córrego Água Branca, um importante afluente do Ribeirão do Ouro.

O gerente de Áreas Protegidas e interlocutor suplente do Programa Município Verde Azul, biólogo João Henrique Barbosa, explica que a ação visa a manutenção das ações de proteção da Nascente Modelo. “Através da análise será possível identificar se as atividades protetivas como o reflorestamento realizado em 2020 e sua manutenção, o cercamento do local e as ações de educação ambiental estão definitivamente surtindo efeito na qualidade do recurso hídrico”.

Segundo a gerente de Tratamento de Água e Esgotos do Daae, bióloga Renata Lombardi, o local não era um dos pontos de amostragem do DAAE por não compor um manancial de abastecimento, contudo devido a importância do projeto “Nascente Modelo” estimulado pelo Programa Município Verde Azul em sua diretiva Gestão das Águas, o departamento incluiu em suas áreas mostradas. “São dois pontos de coleta neste córrego, um na nascente e outro a 100 metros da mesma, como pró-atividade”. Ela reforça que estes pontos farão parte das coletas regulares já realizadas pelo departamento.

NASCENTE MODELO

O local foi considerado Nascente Modelo pelo programa Município Verde Azul por possuir todos os atributos necessários como cercamento de toda área, presença de vegetação nativa e reflorestamento recente abrangendo toda área de 50 metros regulares e 30 metros da sua Área de Preservação Permanente (APP). A nascente ainda conta com uma praça sustentável em área contígua a APP, que conta com um portal de acesso para as trilhas educativas da nascente.