Início Agronegócio

Senar forma mais uma turma de eletricistas em Américo Brasiliense

O instrutor Luiz Carlos Serrano comenta que diversas situações são abordadas num curso assim, como noções básicas sobre eletricidade, materiais utilizados, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações

22
Encerramento do curso, sempre um momento significante

O Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou no período de 13 a 16 de julho o curso de Eletricista – Instalações Elétricas de Baixa Tensão no município de Américo Brasiliense. O encerramento das atividades vinculadas a este programa de capacitação se deu de forma plenamente satisfatória, disse o instrutor Luiz Carlos Serrano, do SENAR.

Os alunos participantes puderam aprender conceitos sobre Energia Elétrica, Transformadores e Motores Elétricos, tipos de Condutores Isolantes, Lei de Ohm, Tipos de Corrente Elétrica, além das preliminares para correta execução de: serviços, exercícios práticos, circuito elétricos, tipos de circuitos para ligação em série, paralela e mista, consumo e medidores de energia elétrica, tipos de lâmpadas, linhas elétricas, levantamento das cargas elétricas e pontos de utilização, simbologia básica para projetos elétricos, exemplos de projetos elétricos, divisão de circuitos, dispositivos de proteção, limites admissíveis de queda de tensão, capacidade de condução de corrente elétrica de condutores, dimensionamento do condutor adequado e bitolas mínimas, demanda e fator de demanda, quadro de distribuição de energia elétrica, aterramento das instalações elétricas, descargas atmosféricas, eletrificação de cercas, relé de acionamento fotoeletrônico (fotocélula), manutenção das instalações elétricas, prevenção de acidentes e incêndios, primeiros socorros – noções básicas.

O instrutor Serrano e seus alunos

Como se observa, argumentou o instrutor, é um curso de capacitação completo que tem como objetivo dar aos participantes a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho ou ascensão na carreira que já exercem em alguma empresa. Serrano lembrou que a iniciativa faz parte de uma parceria que visa a capacitação e treinamento de trabalhadores autônomos e produtores rurais, através de cursos gratuitos e profissionalizantes. O curso realizado pelo SENAR ofereceu apostilas, todo material especifico, alimentação e o certificado, tudo sem custo algum para os participantes.

O coordenador regional do SENAR, João Henrique de Souza Freitas, comentou que – o sindicato tem cumprido seu papel de capacitar pessoas e que é gratificante dar oportunidades aos que precisam trabalhar num momento tão difícil. Essas pessoas, disse ele, se já trabalham ganham experiência; outros aprendem a trabalhar e entram no mercado.

Novos profissionais para o mercado de trabalho