Home Agronegócio

Coronavírus: produtores passam por testagem gratuita no Sindicato Rural

Das 33 pessoas testadas na manhã desta terça-feira (9) primeiro dia de testagem rápida de Covid-19 na sede do Sindicato Rural de Araraquara – 5 foram positivadas e encaminhadas ao Polo de Atendimento do Coronavírus na UPA da Vila Xavier. A segunda fase dos testes acontecerá na sexta-feira.

152
Presidente Nicolau de Souza Freitas abriu a lista dos inscritos para o teste do coronavírus, sendo atendido pela doutora Juliana Faccio; ao fundo o repórter Tadeu Alves, do RCIA

Em parceria com o Senar SP o Sindicato Rural de Araraquara começou nesta terça-feira a começou a “Testagem Rápida” de Covid-19. A idéia é disponibilizar testes a todos os produtores rurais e seus familiares, bem como dos trabalhadores rurais que atuam em propriedades pertencentes aos associados.

Para o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas durante entrevista ao RCIA, a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. “No caso da pandemia do novo coronavírus, não é diferente: a própria Organização Mundial da Saúde recomenda que todos sejam testados, principalmente para encontrar e isolar os pacientes assintomáticos – importantes vetores na disseminação do vírus”, comentou.

Foi por essa razão que a entidade se juntou ao Senar SP, disponibilizando recursos para aquisição dos testes rápidos e num primeiro dia houve surpresa, pois de 33 análises, pelo menos 12,5% contraíram o vírus, sendo encaminhados ao Polo de Atendimento do coronavírus na UPA da Vila Xavier. Lá estes agora pacientes deverão ser submetidos ao tratamento e isolamento para que não ajudem na propagação do vírus aos seus próprios familiares.

Sobre o teste rápido oferecido pelo Sindicato Rural e Senar SP, a doutora Juliana da Silva Oliveira Faccio, que vem coordenando a testagem disse que uma alternativa que vem ganhando força e muito útil no controle da covid-19 são os kits para testes rápidos, que foram disponibilizados. O teste utiliza o sangue para procurar por anticorpos produzidos pelo organismo após o contato com o vírus. “Ele é um teste interessante para saber quantas pessoas já foram infectadas pelo vírus e também quais estão teoricamente imunes a ele”, explicou.

Jaime Vasconcelos, diretor da Credicentro fazendo o teste para a Covid-190

Além dos testes realizados nesta terça-feira, de acordo com o Sindicato Rural toda estrutura estará disponível também na sexta-feira (12), mas é provável que este período seja estendido para a semana que vem, dependendo da demanda. O agendamento para a testagem pode ser feito através do telefone 3336.7547 (secretaria). Os horários de atendimento foram definidos – das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Ainda sobre a testagem rápida, o presidente Nicolau de Souza Freitas explicou “é um teste interessante para saber quantas pessoas já foram infectadas pelo vírus e também quais estão teoricamente imunes a ele”. De qualquer forma, os kits rápidos estão sendo considerados importantes justamente para oferecer esse tipo de informação às pessoas que já contraíram o vírus e que poderiam, em tese, voltar a trabalhar sem medo de serem infectadas novamente – o que teria um impacto positivo na economia.