Em busca de alternativas para que pequenos agricultores possam comercializar seus produtos, o Sindicato Rural de Araraquara, Senar SP, Fundação Itesp, Sebrae e Prefeituras de Araraquara e Américo preparam uma nova turma de feirantes. Este grupo de parceiros já capacitou cerca de 50 produtores dos assentamentos Monte Alegre, Silvânia, Bueno de Andrada e Bela Vista, proporcionando a eles condições para comercialização de alimentos saudáveis e com preços justos para a população das cidades envolvidas.
Segundo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar em Araraquara, as turmas já consolidadas nos anos de 2017 e 2018 também possuem acompanhamento das Comissões Gestoras. Este processo possibilita a conquista de novos pontos de venda aos grupos de produtores, fortalecendo a geração de renda.
Atualmente os grupos que foram capacitados através desta parceria possuem os seguintes pontos de venda:
ARARAQUARA
Segundas-feiras – Jardim Santa Clara, das 16h às 20h;
Terças-feiras – Valle Verde, das 16h às 20h;
Sextas-feiras – Estacionamento do Estádio da Ferroviária – das 16h às 20h.
AMÉRICO BRASILIENSE
Quartas-feiras – Jd Vista Alegre, das 16h às 20h
NOVA TURMA
Seguindo os trabalhos do Programa Feira do Produtor, teve início no dia 19 de junho o Módulo IV – Construção do Estande de Bambu.
Para a construção dos estandes, o instrutor Celso Grecco Camargo e o auxiliar Leandro Natalino Ulian orientaram os produtores em todas as etapas, além de deixar tarefas que são realizadas pelos produtores ao longo das semanas. Este módulo teve fim no dia primeiro de agosto, com a apresentação dos estandes construídos.
Para Maria Clara Piai da Silva, da Fundação Itesp, é motivo de orgulho ver uma nova turma sendo preparada e pronta para enfrentar desafios, tendo porém uma renda familiar graças a integração de todos dentro da sua própria propriedade.