Início Cidade

‘Ter um plano de saúde com atendimento psicológico é mais do que essencial, neste momento’

Segundo Aline Tellaroli, psicóloga da Unimed Araraquara, pandemia de Covid-19 intensificou os atendimentos de saúde mental no Univida

38
Aline Tellaroli, psicóloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida).

As mudanças nas rotinas familiares e sociais, bem como a introdução abrupta de novos hábitos – mesmo com a flexibilização da quarentena -, ainda representam um grande desafio para o ser humano dentro deste cenário de pandemia de Covid-19 que atinge o Brasil há mais de um ano.

Logo, além dos cuidados físicos, a ressonância dessa doença causada pelo novo coronavírus também reafirmou a importância de cuidar da saúde mental. Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro o Brasil registrou, de março de 2020 até os dias de hoje, um aumento de 50% nos quadros de depressão e 80% nos casos de ansiedade.

Esse cenário emergente é confirmado por Aline Tellaroli, psicóloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida). Segundo ela, essa demanda urgente foi superada por meio do esforço e dedicaçãodos qualificados profissionais de psicologia da Unimed Araraquara que atendem, hoje, pacientes dosdois aos 80 anos. Os beneficiários recebem o tratamento após uma avaliação solicitada por um médico especialista.

“A pandemia nos trouxe novas lições e responsabilidades. O atendimento psicológico é um forte aliado nesse combate à Covid-19, só que por outros meios. O estresse e a ansiedade são os mais comuns. Por isso, contar com um plano de saúde que oferece esse tipo de benefício é mais do que essencial, nesse momento”, comenta.

Ainda dentro desse cenário pandêmico, um detalhe chamou a atenção da profissional: o aumento da procura por acolhimento por parte de crianças e adolescentes. Para Aline, o isolamento social, as demandas escolares em um novo cenário de aprendizagem, entre outras situações, promovem novas emoções e aflições.

Atendimento a jovens e crianças cresceu, durante a pandemia, no Univida. (Foto: Divulgação)

“O incremento da exposição na internet também trouxe um aumento na vulnerabilidade emocional das crianças e jovens. Muitos não conseguem se expressar por medo, por exemplo. Nesta fase, o acompanhamento profissional é de suma importância”, finaliza Aline Tellaroli.

Interessados em saber mais informações sobre os planos de Saúde da Unimed Araraquara, procurar o departamento de vendas localizado na Rua Carlos Gomes, 1943, no Centro. O telefone para contato é (16) 3303.1550.