Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar capacitaram mais de 1.500 trabalhadores rurais em 2022

Alguns já estão dentro do mercado de trabalho; outros galgaram funções mais elevadas em atividades que já vinham cumprindo nas empresas. O Sindicato Rural e o Senar cumprem seu papel na área social e contribuem simultaneamente com o crescimento da própria economia regional.

106
Diretores do Sindicato Rural na Festa do Produtor Rural no ano passado: Marcelo Xavier Benedette, Nicolau de Souza Freitas, João Henrique de Souza Freitas e Rualdo Valderrama

O Sindicato Rural de Araraquara e o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) comemoraram em dezembro o encerramento de mais um ano de atividades, distribuídas em relatório, após a flexibilização de medidas adotadas durante o período da pandemia. As duas entidades desenvolveram extenso programa de cursos em 2022, buscando capacitar produtores e trabalhadores rurais.

Para o presidente do Sindicato Rural Nicolau de Souza Freitas, além da coordenadoria regional do SENAR superar sua meta em relação aos anos anteriores, também desenvolveu ações sociais visando promover uma interação mais ampla com a comunidade rural: “No ano anterior as restrições foram mais fortes, no entanto a parceria cumpriu sua missão direcionando os programas de capacitação para formação de profissionais, muitos deles já ocupando funções no mercado de trabalho”, argumentou.

Público feminino no curso de Prevenção e Combate a Incêndios nas propriedades rurais

O sindicato na opinião do seu presidente deve se sentir orgulhoso, pois o atendimento se estendeu às prefeituras que requisitaram cursos específicos que muito ajudam no fortalecimento da máquina pública e na formação de jardineiros, operadores de máquinas e outros. Hoje fazem parte da base territorial do Sindicato Rural de Araraquara – Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca, Boa Esperança do Sul, Nova Europa e Gavião Peixoto.

CURSOS REALIZADOS EM 2022

Mas não foi tão somente este o papel do Sindicato Rural durante o ano. Os esforços da sua diretoria permitiram na parceria com o SENAR realizar 128 projetos reunindo 1.413 participantes, todos certificados nos programas que tomaram parte.

A mulher montando e trabalhando com motosserra

Só nos programas estabelecidos pelo SENAR foram 145 alunos que estiveram integrados ao Jovem Agricultor, Manutenção e Operador de Máquinas Agrícolas, Jovem Agricultor do Futuro, Formação de Pedreiros, além de outros. Estes programas são mais extensos, geralmente divididos em módulos, com aulas teóricas e práticas, até mesmo em dois períodos (manhã e tarde).

As atividades destinadas a Formação Profissional constantes de um relatório enviado ao SENAR-SP indicam que foram 128 cursos com um total de 1.413 participantes enquanto que dos programas de Promoção Social tomaram parte 355 pessoas em 37 cursos. São contados ainda dois eventos com 406 participantes.

Processamento caseiro do leite em cooperativa
Presidente Nicolau de Souza Freitas

Em linhas gerais, assegura o coordenador regional do SENAR, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, foram realizados 64 módulos de programas; formando 128 profissionais, o que nos dá a tranqüilidade em dizer que – cumprimos nossa missão. “Somos gratos ao SENAR pela confiança que nos foi depositada e também agradecidos a todos que colaboraram nesta empreitada”, concluiu.

Ao todo, tomaram parte das ações do Sindicato Rural e Senar-SP, coordenadoria regional de Araraquara – 2.319 pessoas, número bem maior que ano anterior: “Isso demonstra que estamos no caminho certo para ensinar e formar, mas acima de tudo dar a oportunidade para que os trabalhadores sejam plenamente reconhecidos e valorizados onde já atuam, ou então, lhes dar a chance de ingressar no mercado de trabalho”, argumenta o presidente Nicolau de Souza Freitas.