Home Cidade

Araraquara segue com 10 pacientes internados com coronavírus

De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (24) à noite, apenas um dos pacientes está internado em UTI

97
Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (59% dos óbitos), diabetes mellitus (43,2%), doenças neurológicas (10,8%) e renal (9,5%), pneumopatia (8,2%)

Araraquara até esta sexta-feira (24) possuí 62 casos confirmados de Coronavírus e 15 casos estão aguardando resultado de exame. A informação consta do boletim oficial emitido pelo Grupo de Contingência depois das 18h.

Segundo Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, do total de casos confirmados, 21 permanecem em quarentena e 38 já saíram da quarentena.

Ela também assegurou que – 10 pacientes estão internados. Destes, 9 estão em enfermaria – sendo que 1 caso já foi positivado e 8 são suspeitos –  e mais 1 paciente suspeito está internados em UTI.

Foram notificados, até o momento, 3 óbitos decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 caso aguarda resultado de exame.

“Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena”, justificou a secretária.

NOVA REUNIÃO

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

Em decorrência da Resolução publicada em 22 de abril, que torna obrigatório o uso de máscara ou de proteção sobre o nariz e a boca, a partir de 1º de maio de 2020, nos espaços públicos e nos equipamentos de transporte público coletivo, a Prefeitura, através do Comitê, está se organizando para a contratação de uma associação cooperativa, cujo serviço será a confecção de máscaras caseiras que serão distribuídas à população em alta vulnerabilidade social.

O objetivo é promover a organização de trabalhadores da economia solidária do município e garantir o item de proteção a quem não pode adquiri-lo. As máscaras serão distribuídas através da Rede de Solidariedade.

A obrigatoriedade da máscara a partir de 1º de maio se estende aos funcionários, consumidores e clientes dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento na cidade, mediante decreto municipal. Estes, inclusive, deverão impedir a entrada e a permanência de consumidores ou clientes que não estiverem utilizando o item de proteção.

Da mesma forma, será exigido o uso de máscara por todos os usuários do transporte público coletivo, no interior dos veículos e no interior do Terminal Central de Integração.

As autoridades de saúde recomendam o uso imediato da máscara por quem já tiver o acessório e precisar sair de casa. E que, preferencialmente, sejam máscaras caseiras, para que as profissionais sejam disponibilizadas nas unidades de Saúde.

A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais competentes, que vão orientar as pessoas que não estiverem cumprindo a medida.

O Comitê reforça a importância do isolamento social e também da higienização pessoal correta, na contenção da transmissão do Coronavírus. No entanto, considera que a máscara pode ajudar na proteção das pessoas que precisarem sair para trabalhar, para fazer compras e buscar serviços de primeira necessidade.

Dessa forma, independentemente do uso da máscara, a orientação é para que as pessoas permaneçam em suas casas.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

O Decreto no 12.257, publicado nos Atos Oficiais do Município em 24 de abril de 2019, antecipa 8 dias do recesso escolar de dezembro.  Trata-se de uma medida administrativa que visa reduzir os prejuízos da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19 no ano letivo.

Por conta do isolamento social, as aulas da rede municipal de educação estão suspensas desde o último dia 23 de março.

Dessa forma, de acordo com o Decreto, será concedido recesso escolar de 24 de abril a 1 de maio de 2020 para os empregados do quadro do Magistério Público Municipal, incluindo os profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício de docência, que são Diretor de Escola, Supervisor de Ensino e Assistente Educacional Pedagógico; os profissionais que exercem funções de Vice-Diretor, Professor Coordenador, Professor Formador e Coordenador Técnico da Escola de Dança; e os lotados e em efetivo exercício nas escola municipais, como Agentes Educacionais, Agentes Sociais de Serviços Públicos – Merendeiros,  Agentes Operacionais de Serviços Públicos – Porteiros e Serventes, e Administrativos de Serviços Públicos.

Excetuam-se na concessão do recesso escolar os empregados públicos lotados no CER do CAIC Prefeito Rubens Cruz I e CAIC Rubens Cruz II.

Outra medida de redução de danos da quarentena ao ano letivo é a produção, por parte da Secretaria Municipal da Educação, de conteúdos pedagógicos que estão sendo disponibilizados no site da Prefeitura de Araraquara.

São conteúdos e atividades com objetivo de contribuir para a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos enquanto não podem frequentar a escola. O material está no site da Prefeitura.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Serra Azul

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Suconasa

Vila Xavier

Assentamento Bela Vista

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).