Home Cidade

Atividade física eleva produtividade da empresa, diz orientadora de Qualidade de Vida do Sesi

Sesi Ginástica na Empresa - um dos primeiros serviços incluídos no atendimento às empresas industriais brasileiras em complementação aos serviços tradicionais de saúde e segurança

65
Érica Fernandes, orientadora de Qualidade de Vida do Sesi de Araraquara e Matão

Entrevistada no programa Ponto de Encontro do Portal RCIA, Érica Fernandes, orientadora de Qualidade de Vida do Sesi de Araraquara e Matão, destaca que a atividade física melhora a produtividade da empresa, além de combater o sedentarismo, que acaba causando impacto negativo na saúde dos trabalhadores.

“Sabemos que o sedentarismo é a falta de atividade física, cenário característico do mundo moderno. O sedentarismo é considerado como a doença do milênio, sendo inclusive considerado uma questão de saúde pública. De acordo com Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária. Assim o colaborador sedentário pode ter obesidade, diabetes, problemas cardíacos”, ressalta Érica.

Ela explica que para a empresa o impacto do sedentarismo se dá nos afastamentos para tratamento de saúde, o que pode levar a uma sobrecarga da equipe na redistribuição das funções. Além disso, a chance de uma pessoa que não faz atividades físicas adquirir uma doença ocupacional (por excesso de repetição) é maior, podendo causar ainda falta de concentração, o que pode levar a acidentes de trabalho, estresse e problemas de relacionamento dentro da empresa, o que acaba culminando na diminuição da produção da empresa.

Por isso, o Sesi busca incentivar a prática de exercícios físicos dentro das empresas. “Estimulamos a ginástica laboral, que são sessões caracterizadas por pausas fisicamente ativas realizadas durante a rotina de trabalho e no interior das instalações das empresas. Este formato de atendimento dispensa o investimento em infraestrutura especializada e demanda poucos recursos materiais, permitindo que empresas de diferentes portes e ramos de atividade possam ser atendidas. As intervenções podem acontecer no início da jornada de trabalho (preparatória), no meio (compensatória) e no final (relaxamento)”, pontua. Cada sessão dura de 10 a 15 minutos e pode ser realizada de duas a cinco vezes na semana.

Érica explica que são propostos aos colaboradores exercícios de alongamento, automassagem, pilates, fortalecimento, mas a ação vai muito além dos exercícios físicos, abrangendo também a realização de palestras, distribuição de material informativo relacionado à adoção de hábitos saudáveis, em pelo menos cinco aspectos do estilo de vida: atividade física, alimentação saudável, comportamento preventivo, relacionamentos e gerenciamento do estresse.

Nas aulas de ginástica Laboral háintervenção de outros profissionais do Sesi como nutricionistas e psicólogos. “A atividade física no Sesi Ginástica na Empresa é tanto um fim quanto um meio pelo qual realiza-se um processo educativo, orientando o colaborador a um jeito de viver mais saudável”, completa.Buscando a qualidade de vida dos colaboradores das empresas, o Sesi incentiva a prática de atividade física fora da empresa.

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA

O Sesi Ginástica na Empresa foi um dos primeiros serviços incluídos no atendimento às empresas industriais brasileiras em complementação aos serviços tradicionais de saúde e segurança. Há mais de vinte anos o Sesi oferece esse programa às indústrias e já recebeu vários prêmios como melhor marca de Ginastica Laboral do pais.

“Seguimos todos os protocolos de segurança. As aulas acontecem em espaços abertos respeitando o distanciamento entre os alunos e todos fazem uso de máscara durante a aula. Os professores não estão fazendo uso de material para evitar o compartilhamento. Temos também a opção online, com aulas ao vivo ou gravadas”, esclarece Érica.

Benefícios que a ginástica pode proporcionar para o colaborador e para a empresa:

PARA O COLABORADOR

  1. Reduz a exposição a comportamentos sedentários;
  2. Reduz a percepção de dores e desconfortos relacionados à realização de tarefas laborais como LER(Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
  3. Promove a melhoria em outros indicadores de presenteísmo, como a percepção de disposição e energia e a capacidade de concentração na realização de tarefas laborais evitando acidentes;
  4. Promove a prática laboral de atividades físicas;

5.Promove a melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais;

  1. Eleva o índice de estilo de vida;
  2. Incentiva o trabalhador à prática de atividades físicas de lazer com a família.

PARA A EMPRESA

1 – Diminui os índices de absenteísmo e presenteísmo;

2 – Diminui o número de afastamento;

3 – Aumento da produtividade.

SERVIÇO

As empresas interessadas em aderir ao programa do Sesi devem entrar em contato pelo email fabio.salomon@sesisp.org.br ou pelo telefone 16 98256-0238.