Início Cidade

Em Araraquara, campanha de Utilidade Pública conscientiza sobre coronavírus

20
A ação vai até maio e tem o objetivo de orientar a população sobre o que fazer em caso de sintomas gripais ou indícios que possam vir a confirmar a Covid-19

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, lança nesta quarta-feira (8) uma campanha publicitária de utilidade pública com orientações sobre o coronavírus, causador da Covid-19, com apoio social dos veículos de comunicação da cidade.

A ação vai até maio e tem o objetivo de orientar a população sobre o que fazer em caso de sintomas gripais ou indícios que possam vir a confirmar a Covid-19.

De acordo com a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, a campanha traz um passo a passo com informações objetivas sobre como proceder e para onde recorrer, de forma mais acertada, em caso de sintomas do novo coronavírus.

“Essa ação considera a importância estratégica da disseminação de informações de utilidade pública com vistas a orientar, prevenir e alertar a população, visando o bem comum”, explica Priscila.

A secretária ressalta a importância do apoio dos veículos de comunicação da cidade neste momento em que o Município está organizando a sua rede de assistência em saúde para garantir o atendimento mais rápido e eficaz à população. “O objetivo é a não desorganização da rede pública municipal, bem como o pronto-atendimento às pessoas que mais precisam”, pontua. “Nós fizemos um chamamento e os grupos de comunicação entenderam a necessidade de uma ação grande e conjunta de disseminação das informações e estão colaborando com a campanha de Utilidade Pública”, destacou.

A campanha vai ao encontro do decreto municipal 12.246, de 06 de abril de 2020, que prorroga no município o estado de Calamidade Pública e a quarentena.

SAIBA O QUE FAZER

– Quem estiver com sintomas leve de gripe, como coriza, ou tiver alguma dúvida, basta ligar para o Disque Saúde: 0800 771 7723

– Pessoas com coriza, tosse e febre devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima

– Quem estiver com febre, mal estar e dificuldade para respirar deve ir à UPA da Vila Xavier,  local de referência para o atendimento das pessoas com sintomas de coronavírus (as UPAs da Via Expressa e do Valle Verde estão atendendo normalmente outros casos)

– Idosos com mais de 70 anos com sintomas de gripe não devem sair de casa; a orientação é ligar para o Disque Saúde para que uma equipe médica faça o atendimento domiciliar

– Quem esteve com pessoas suspeitas ou confirmadas de coronavírus deve acionar o Disque Saúde para que as equipes de bloqueio possam entrar em ação e evitar o contágio da doença

– Quem se sentir angustiado na quarentena pode ligar para o 3305-5609 para atendimento psicológico por telefone

– Não entre em pânico, espalhe somente notícias verdadeiras e seja grato aos profissionais que não podem permanecer em suas casas e estão à frente dessa grande batalha.