Home Cidade

Imposto devido à Receita pode ser direcionado às entidades de Araraquara

O contribuinte também pode escolher a entidade a qual deseja direcionar a verba

212
Alexandre Machado, presidente do Comcriar

No dia 27 de novembro, aconteceu o lançamento da Campanha “Iniciativa Responsável 2020”, no Salão de Festas do Orfanato Renasce. Do evento, que visa à destinação do Imposto de Renda à entidades assistenciais e Ong´s de Araraquara, participaram empresários e contabilistas de palestra com o presidente do COMCRIAR – Alexandre Machado, onde foram passadas informações necessárias para que o destino de parcela devida do Imposto de Renda fique na cidade, ajudando assim, nossas crianças e adolescentes.

Daniel Pecin, presidente da Associação das Empresas Contábeis de Araraquara

Daniel Pecin presidente da AECAR – Associação das Empresas Contábeis de Araraquara falou das regras do imposto de renda explicando tecnicamente como proceder para a destinação de pessoa física ou jurídica. Os exemplos foram demonstrados na prática de maneira simples e acessível.

Foi uma excelente oportunidade para que as vinte entidades assistenciais pudessem se apresentar para todos os presentes, falando sobre o trabalho desenvolvido e as necessidades, ressaltando também a relevância da verba destinada através do COMCRIAR para a manutenção as atividades durante o ano.

O COMCRIAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) é o órgão que cadastra e seleciona os projetos das entidades que receberão os recursos destinados ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), pelos contribuintes.

Membros do Comcriar com empresas participantes do movimento

COMO DESTINAR

Pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido. A base é o imposto devido e não o à pagar, portanto quem tem restituição também pode destinar.

Pessoas jurídicas que fazem declaração pelo lucro real, podem contribuir com até 1%. Esses valores devem ser destinados ao FMDCA, ou diretamente para projetos desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil devidamente cadastradas no COMCRIAR, que hoje congrega as instituições. Para saber qual o valor que poderá ser destinado, basta ver quanto foi o total do imposto devido na declaração do ano anterior e calcular 6% deste valor; a partir deste cálculo é possível definir o valor aproximado que poderá destinar e abater do IR na próxima declaração feita no modelo completo.

Optando por esta destinação poderá antecipar o valor neste ano até o dia 27 de dezembro, para que seja deduzido na declaração que será apresentada até o mês de abril.

 Acesse a área de Destinação de IR do site COMCRIAR – www.cmdcaararaquara.com.br – preencha o formulário para gerar o boleto, imprima e faça o recolhimento em qualquer agência bancaria casas lotéricas ou mesmo pela internet.

Vale ressaltar que quem faz a destinação também pode escolher caso queira, uma das entidades da cidade para recebê-la.