Início Cidade

Isolamento social em Araraquara neste sábado: 42%

Índices verificados ontem (9) foram divulgados neste domingo à tarde

43
Início da Rua 9 de Julho, principal corredor comercial da cidade, neste domingo (24)

Araraquara voltou neste sábado a ter o índice de 42% de isolamento social, segundo o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. Já no Estado o percentual chegou a 50%. Este acompanhamento é feito por uma central de inteligência que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Ainda que tenha melhorado em relação aos últimos dias quando manteve por três dias seguidos a média de 41% e na sexta-feira 38%, o índice está muito longe do sugerido por especialistas, que seria de 70%.

Com o percentual anunciado neste domingo de 42%, Araraquara perde para São Sebastião (66%), São Carlos (49%), Matão e Ribeirão Preto (44%).

O índice de isolamento em Araraquara neste sábado, divulgado pelo SIMI

Com esses dados, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

IMPACTO

Cálculo elaborado por pesquisadores da USP e da Unicamp estimam o impacto de medidas de isolamento social em três estados, entre eles São Paulo, nos próximos 14 dias. Segundo os dados, se o isolamento feito na última semana for mantido pelas próximas duas semanas, em média, 1 vida a cada 1.4 minutos será salva.