Início Cidade

Mal entendido: Araraquara não terá vacinação em massa

A confusão teve inicio quando houve distorção na fala do diretor do Instituto Butantan que explicava a implantação de um aplicativo que será testado no município  

188

Viralizou na internet um trecho da reportagem da Jovem Pan que afirmava que Araraquara teria sido escolhida pelo Instituto Butantan para receber a imunização coletiva semelhante a da cidade de Serrana pelo crescimento de novos casos da covid-19. A informação não é verdadeira, tudo não passou de um mal entendido.

A verdade é que a fala do diretor do Instituto Butantan Dimas Covas, foi distorcida, quando ele abordava uma estratégia chamada Contact Tracing, que se trata de um aplicativo de monitoramento que será testado na cidade.

O pedido de prioridade na vacinação da cidade foi feito ao Estado pela Secretária de Saúde Eliana Honain, porém não foi confirmado se será realizado.

O QUE É RASTREAMENTO DE CONTATOS?

O Contact Tracing – ou rastreamento de contatos – é uma estratégia usada para combater infecções contagiosas. Para isso, a ideia é localizar pessoas infectadas e identificar todas as outras pessoas que tiveram contato com elas. Assim, fica mais fácil realizar testes, passar recomendações e tomar as medidas necessárias.

Essa não é uma tática nova, mas ela ganha um imenso potencial com o desenvolvimento de novas tecnologias. Antigamente, a única forma de aplicá-la era questionando o paciente infectado sobre todos os lugares que ele frequentou e as pessoas com que teve contato. Porém, esse não era um método eficaz e dependia de critérios muito subjetivos.

Hoje em dia, o panorama é outro: todos estamos conectados 24h por dia, sempre com um celular no bolso. Assim, fica mais fácil criar mecanismos para identificar rotas individuais e fazer um rastreamento de contatos bem mais preciso.

Muitos países têm adotado aplicativos de rastreamento que alertam os usuários quando for identificado que um deles entrou em contato com algum infectado pelo coronavírus. Para isso, esses apps utilizam dados de geolocalização ou a emissão de sinais bluetooth, que conseguem se comunicar com dispositivos eletrônicos situados na proximidade.