Início Cidade

O Lockdown pode se estender além de terça-feira?

Filas em supermercados, postos de combustíveis, varejões, mostra que os munícipes temem que o fechamento da cidade se estenda, mas o decreto é claro. 

518
Até mesmo nos comércios de bairros filas foram formadas

O Portal RCIA observou filas em estabelecimentos comerciais pela cidade e buscou entender a razão do desespero dos consumidores para as compras em supermercados e abastecimento dos veículos nos postos de combustíveis, após lockdown completar apenas dois dias.

A maioria das pessoas as quais falamos temem que o lockdown se estenda além do decreto que fecha a cidade às 12h deste domingo (21) e reabre na terça-feira (23) as 23h59, para conter e baixar a curva da contaminação da covid-19.

Em um dos postos de combustíveis da cidade a reportagem conversou com José Eduardo Mendonça, comerciante de 35 anos, que além de abastecer seu carro, também comprou um galão para ter como estoque. “Preciso me precaver, caso o lockdown não termine no dia estipulado pela prefeitura, até porque dois dias não farão diferença, tenho certeza que isso vai uns 15 dias”, afirma ele.

Em um dos supermercados Josieli Coletti Simão, funcionária pública de 38 anos, que aguardava na fila, diz que recebeu seu ticket neste final de semana e estava com a dispensa vazia. “Nesta data sempre fazemos compras, tenho duas filhas pequenas que não podem ficar sem comer, mas nem todos que estão aqui, precisariam estar, as pessoas exageram e podem se contaminar com isso, mas tenho que correr o risco”, diz

Até mesmo os mercadinhos de bairros e varejões se assustaram com o movimento exagerado. Sandra Ramos, proprietária de 2 varejões, um no bairro do São José e outro na Mauricio Galli, brinca que o sistema de entrega delivery das lojas  “colapsou”. “Desde ontem à tarde, muita gente fazendo compras, pedidos de entrega que não param de chegar, claro que para nós que vivíamos dias parados esse movimento é muito bem vindo”, ressaltou Sandra.

O QUE PODE OU NÃO FUNCIONAR

De acordo com o decreto somente farmácias e serviços de saúde podem manter atendimento presencial. Supermercados poderão realizar atendimento via delivery.

Houve também a suspensão no serviço de transporte coletivo, sendo permitido apenas o transporte individual, como aplicativos e táxis.

Postos de combustíveis atenderão exclusivamente abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo polícia militar. 

PREFEITURA

De acordo com a Prefeitura “o decreto estabelece que a partir de quarta-feira (24), a cidade retorna à fase vermelha do plano São Paulo, com as mesmas medidas estabelecidas por decreto pelo decreto de 12 de fevereiro de 2021”.

Vale ressaltar que as decisões do Comitê de Contingência do Coronavírus, são tomadas com base na situação epidemiológica. Este decreto vai ser cumprido e depois, com base nas análises da situação, pode ser que outras medidas sejam tomadas.

Para além das medidas mais restritivas dos próximos dias, o Comitê alerta para a necessidade da colaboração de toda a população. É importante que as pessoas sigam estritamente o protocolo de segurança sanitária, evitando aglomerações, festas e reuniões familiares, reforçando a higiene pessoal e de ambientes e o uso de máscaras, que é obrigatório na cidade desde 1º de maio de 2020. No caso de pessoas positivas para Covid-19, é importante que o isolamento domiciliar de 14 dias seja cumprido, para evitar a contaminação de mais pessoas.

Com o trabalho da Prefeitura e demais autoridades da cidade, e a colaboração de toda a população, Araraquara sairá dessa situação difícil da pandemia. Pelo menos é o que dizem as autoridades.