Início Cidade

Plantão Psicológico oferece atendimento durante a pandemia

Em Araraquara, serviços de Saúde Mental são oferecidos pela Prefeitura também em dois centros de Atenção Psicossocial

49
Plantão Psicológico registrou atendimento de cerca de 900 pessoas desde o início da pandemia

Os serviços de Saúde Mental oferecidos pela Prefeitura, como o Plantão Psicológico, têm registrado aumento de procura pela população de Araraquara durante a pandemia de Covid-19. Desde março de 2020, quando foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Saúde, até essa quarta-feira (24/2), o Plantão Psicológico registrou um atendimento de cerca de 900 pessoas.

Este serviço atende em Araraquara de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, pelo telefone 3305-5609.

De acordo com os psicólogos Fernando Luiz Muniz e Adriana Damásio, ambos da Gerência de Saúde Mental (órgão da Secretaria Municipal de Saúde), responsáveis pelo Plantão Psicológico, os atendimentos estão relacionados a todo tipo de ansiedade, como manifestações obsessivas compulsivas, ataques de pânico, ansiedade generalizada, medo, angústia, luto e crises familiares, além do desespero provocado pelo desemprego, entre outros problemas.

Vale destacar que durante a pandemia, além do Plantão, as demais unidades de Saúde Mensal do município monitoram remotamente os pacientes e ainda realizam atendimentos presenciais quando necessário.

“Este serviço mantém os atendimentos de referência, os acolhimentos, as visitas domiciliares e as medicações assistidas, além dos plantões de demanda espontânea”, afirma a gerente de Saúde Mental da Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada (também órgão da Secretaria Municipal de Saúde), Gislaine Martins.

Ainda segundo Gislaine, em cada uma das cinco unidades de Saúde Mental são registrados, em média, 1.200 atendimentos por mês.

O município também oferece atendimento em várias outras unidades de saúde.

UNIDADES DE SERVIÇOS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) “Dr. Nelson Fernandes Junior” funciona na Avenida José Ziliolli, 491, no Jardim das Roseiras, de segunda-feira a sexta-feira, da 7h às 18h, com telefone: 3324 7266 e endereço eletrônico (email) [email protected].

Presta atendimento especializado em Saúde Mental para adultos, cujos diagnósticos mais frequentes são Esquizofrenias, Transtorno Bipolar do Humor, Transtorno Psicótico Agudo e Transitório, Transtornos Delirantes Persistentes e Quadros Neuróticos Graves, entre outras comorbidades psiquiátricas graves.

Este CAPS recebe encaminhamentos de todas as unidades de Saúde do município, através de guias de referência e contatos compartilhados inter-equipes e outros órgãos assistenciais e setores. Atende também a demandas espontâneas.

Para ser atendido é necessário apresentar Cartão SUS (quando houver), documentos pessoais e comprovante de endereço residencial.

CAPS-AD

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) “Dr. Calil Buainain” funciona na Avenida Professor Sebastião de Almeida Machado, 493, no Santa Angelina, de segunda a sexta feira, das 7h às 19h, com telefones 3322-3329 / 3322-2652 e email [email protected].

Oferece tratamento ambulatorial para dependentes de álcool e drogas para a população com idade a partir dos 12 anos de idade. Recebe encaminhamentos das unidades de Saúde do município, através de guias de referência e contatos compartilhados inter-equipes e outros órgãos assistenciais e setores, além de demanda espontânea.

Documentos necessários para o atendimento: Cartão SUS (quando houver), documentos pessoais e comprovante de endereço.

OUTRAS UNIDADES

O Centro de Atenção à Criança “Maria Augusta Gonçalves Mendes – Guta” – Espaço Crescer atende na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, 925, de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e sexta-feira, das 7h às 18h, com telefone 3331-5255, e e-mail: [email protected].

É um serviço de atendimento especializado em Saúde Mental-Transtornos mentais, para crianças e adolescentes dos 3 anos aos 18 anos. Recebe encaminhamentos de todas as unidades de saúde do município e contatos compartilhados inter-equipes . Atende demanda espontânea de adolescentes e jovens, sendo necessário a presença de um responsável legal adulto.

Documentos necessários para atendimento: Cartão SUS, documentos pessoais e comprovante de endereço.

O Centro de Referência do Jovem e do Adolescente “Enf.ª Conceição Aparecida Cagnin Antunes” atende na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, n.º 925, de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, das 7h às 18h, com telefone: (16) 3331- 5255 e email [email protected].

Também realiza atendimento especializado em Saúde Mental-Transtornos mentais para crianças e adolescentes dos 3 aos 18 anos, a partir de encaminhamentos das unidades de Saúde do município  e contatos compartilhados inter-equipes. Ainda atende demanda espontânea de crianças , adolescentes e jovens, sendo necessária a presença de um responsável legal adulto.

Documentos exigidos: pessoais, comprovante de endereço, cartão SUS e encaminhamento médico.

O Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto de Araraquara “Dr. Ubirajaras Caldas” – Crasma, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Alfredo Coelho de Oliveira, 44, Vila Nossa Senhora do Carmo, com telefone: 3322-9192 e e-mail [email protected].

É uma unidade de Saúde Mental para pacientes maiores de 18 anos até 60 anos incompletos, com Transtorno Mental, de leve a moderado. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por equipe de enfermagem, psicólogos, psiquiatras e terapeuta ocupacional.

Documentos necessários: Guia de referência da rede pública do município, cartão SUS, documentos pessoais, comprovante de endereço.