Início Cidade

Prefeitos fazem acompanhamento regional do avanço da Covid-19

Reunião semanal entre chefes do Executivo dos municípios da região e representantes do Governo do Estado foi realizada nesta quarta-feira (3)

26
A reunião entre os prefeito teve as presença, por videoconferência, da diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins

O prefeito Edinho e secretários municipais participaram de mais uma reunião semanal com prefeitos de cidades da região e representantes do Governo do Estado, nesta quarta-feira (3), para uma atualização da situação da pandemia da Covid-19 e dos primeiros dias de retomada da economia.

Na reunião, foi decidida a criação de grupo de trabalho para elaboração de um plano regional com informações de cada município: casos confirmados, pacientes em UTI e enfermaria, leitos ocupados e disponíveis, idade dos pacientes, entre outras estatísticas que auxiliem no acompanhamento do novo coronavírus.

“Essa união de esforços é fundamental para que o avanço da doença não fuja do controle. Agradeço a todos os prefeitos e representantes do Governo do Estado por esse espaço de diálogo”, afirmou Edinho.

A reunião entre os prefeitos teve as presenças, por videoconferência, da diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins, do secretário especial do Governo do Estado, Antônio Imbassahy, e da diretora de planejamento da Diretoria Regional de Saúde, Sonia Regina Souza Silva.

Estiveram com Edinho o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, as secretárias Eliana Honain (Saúde), Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular) e Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania) e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

RETOMADA

Desde segunda-feira (1º), a região de Araraquara foi autorizada pelo Governo do Estado a retomar o atendimento presencial, com restrições, no comércio de rua, nos shoppings, em bares e em restaurantes, mas sempre seguindo as normas sanitárias e o controle do fluxo de pessoas.

Essa autorização foi possível após os investimentos feitos na construção do Hospital da Solidariedade, hospital de campanha com 20 leitos de UTI e 31 de enfermaria, além da implantação do polo de triagem da UPA da Vila Xavier e da ampla testagem de pacientes sintomáticos.

Mesmo com a volta do atendimento presencial no comércio, o Comitê de Contingência do Coronavírus orienta a população a sair de casa apenas se for necessário e utilizando as máscaras protetivas.

Segundo o boletim desta quarta-feira do comitê, Araraquara possui 295 casos confirmados da Covid-19, com cinco mortes em decorrência da doença. Mais informações podem ser conferidas pelo site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.