Home Cidade

Programa de segurança alimentar e nutricional na infância atenderá 18 cidades da região central

Com o apoio do Concen, municípios assinarão o termo de participação no programa em evento que ocorrerá em Araraquara; dados de 2023 apontam que 2,34% das crianças da região estão com peso muito baixo ou baixo e que 11,2% estão com peso elevado.

1
Fortalecer a garantia do direito à alimentação adequada e saudável, contribuindo com o desenvolvimento físico, intelectual e emocional na infância

Na próxima quinta-feira (11), 18 cidades que integram o Consórcio de Municípios da Região Central do Estado (Concen) assinarão um termo de adesão ao Programa Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância, que atenderá crianças de até 10 anos em vulnerabilidade alimentar. O evento que oficializará a colaboração entre o programa e a cidades será no teatro do Sesi Araraquara, das 10 às 12h.

Criado pela Fiesp em parceria com o Ciesp e o Sesi-SP em 2023, o programa apoiará profissionais e entidades ligadas diretamente ou indiretamente às prefeituras participantes, principalmente por meio das secretarias municipais que atendem demandas da área. Indústrias sediadas nos municípios que integram o Concen também estão convidadas a apoiar a iniciativa.

Atualmente, a região representada pelo Concen engloba 26 cidade onde se concentra mais de 1 milhão de habitantes, com cerca de 131 mil beneficiários do Bolsa Família, e quase 120 mil crianças até 9 anos. Segundo dados de 2023 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), dentro da faixa etária atendida pelo programa, ou seja, até 10 anos, 2,34% das crianças destes municípios estavam com peso muito baixo ou baixo e 11,2% estavam com peso elevado.

Segundo o Dr. Raul Cutait, Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp, a iniciativa busca fortalecer o direito à alimentação adequada e saudável das crianças “um dos nossos propósitos é ser catalizador do tema na região, além de promover ações de formação junto aos multiplicadores ligados a educação, saúde e assistência social visando o fortalecimento do desenvolvimento físico, intelectual e emocional durante a infância”, destaca.

Ao lado do Vale do Ribeira, a região foi selecionada para receber o projeto-piloto da iniciativa por ser referência em políticas públicas municipais para a segurança alimentar.Posteriormente, a ideia será replicada em todo o Estado.

ATUAÇÃO DO CIESP

Um dos parceiros da iniciativa, o Ciesp terá um papel importante na implantação do programa nos municípios participantes. A entidade facilitará projetos locais por meio das suas representações regionais, além de observar e compartilhar os resultados alcançados com a sociedade. “Durante todo o andamento do projeto, estaremos em contato com as prefeituras e oferecendo suporte já a partir deste primeiro semestre”, ressalta Bruno Franco Naddeo, diretor titular do Ciesp – Regional Araraquara.

SOBRE O PROGRAMA

O Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância prevê a implantação de um Núcleo de Apoio para estimular empresas associadas ao Ciesp para aderirem a agenda e se engajarem na divulgação de ações de educação alimentar e em iniciativas locais em parceria com Organizações Sociais do terceiro setor e com o poder público.

Aracélia Costa, consultora do Programa, ressalta indicadores preocupantes do país, registrados pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, especialmente durante a pandemia de 2022, e que chamaram a atenção durante o desenvolvimento da proposta. A pesquisa de 2022 revelou que apenas quatro em cada 10 famílias brasileiras tinham acesso à alimentação, com 37% dos lares com crianças até 10 anos em situação de insegurança alimentar, incluindo 18% em situação de fome.

Além disso, estudos científicos mostram que a fome afeta de forma significativa o desenvolvimento global das crianças. “Por isso, é fundamental unirmos forças, até porque esta situação compromete o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, de aprendizagem e de linguagem das nossas crianças”, comenta Dr. Raul Cutait.

Municípios participantes:

Américo Brasiliense

Araraquara

Boa Esperança do Sul

Cândido Rodrigues

Dobrada

Dourado

Gavião Peixoto

Guapiaçu

Guaraci

Ibitinga

Matão

Nova Europa

Ribeirão Bonito

Santa Lúcia

São Carlos

Tabatinga

Taquaritinga

Trabiju