Home Cultura e Lazer

2ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Zavagli – Spiga” tem programação até quinta (12)

Oficina, apresentação na praça e show infantil estão na programação gratuita realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

29
Rodrigo Vulcano e Juliano Leite formam Os Dois Palitos, que se apresentam no sábado. (Foto: Divulgação)

Após a entrega do título de cidadão araraquarense a Rogério Nóia, que ocorreu ontem, na Câmara Municipal de Araraquara, a 2ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais Pedro Paulo Zavagli “Spiga” apresenta ainda: Oficina de composição “Ecompor + Vinicius Zurlo” (dia 10, 16h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade); apresentação dos premiados na I Semana Spiga, com Kris Pires e Preto Nell, mais o artista convidado Vinícius Zurlo (dia 11, 19h, Praça das Bandeiras); e por fim: show com a Cia. Dois Palitos na programação do Dia das Crianças (dia 12, 17h, Praça do Daae – Fonte Luminosa). Tudo é gratuito.

A Oficina de composição “Ecompor + Vinicius Zurlo” na terça-feira (10) é aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição. Na oficina de composição de canções, o grupo é convidado a interagir gradualmente a partir da atenção compartilhada e de jogos de criação coletiva como cruzamentos e combinações de palavras, versos, ritmos e melodias, na direção de realizar uma música em comum.

Na quarta-feira (11), a Praça das Bandeiras, na região central, recebe os artistas premiados na I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais Pedro Paulo Zavagli “Spiga”: Kris Pires e Prettu Nell, além do convidado Vinícius Zurlo.

A artista Kris Pires é apaixonada por música popular e, influenciada por sua mãe pianista, se dedicou a aprender vários instrumentos, como piano, flauta doce, guitarra, baixo, teclado – entre outros. Tornou-se artista e produtora musical trabalhando fortemente em prol da cultura da sua cidade e do fomento e divulgação das suas músicas autorais, formou o grupo “Seresteiros” no ano 2000, grupo vocal que tem o intuito de cantar MPB.

Kris teve o prazer de cantar com sua irmã logo no início dessa formação e com os seus três filhos desde 2014 e durante todo esse período. Para a artista, cada experiência é uma história, cada história pode virar música, cada conto engraçado vira um samba e cada momento triste vale uma reflexão, pois tudo é aprendizado.

Já o rapper Prettu Nell começou no Rap em 1995 e está em Araraquara desde 2010 quando iniciou sua carreira solo, depois de passar por grupos de Rap da Zona Leste de S. Paulo. Prettu Nell vem consolidando sua carreira e conta com 10 títulos gravados de forma independente, entre álbuns, EPs e mixtape – disponíveis nas plataformas digitais. Sua proposta é levar mensagens de conscientização, autoestima, amor e respeito através do rap.

Vinicius Zurlo, em formato intimista e acompanhado de seu violão, apresenta seu trabalho autoral, fruto de suas vivências e processos: o show “Cabeça de Vento, Coração Veleiro”. O público será surpreendido por um mosaico de canções com temáticas sensíveis à existência humana. Paternidade, relações familiares, perda gestacional e desigualdades sociais são algumas das inspirações presentes no show.

ENCERRAMENTO

A programação da Semana Spiga se encerra na quinta-feira, 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. A Cia. Dois Palitos é a convidada para o show infantil a ser realizado na Praça do Daae – Fonte Luminosa, a partir das 17 horas.

A Cia. Dois Palitos apresenta um show agradável para toda família, transformando um espetáculo infantil numa experiência que agrada pequenos e “adultos”, tentando despertar essa uma criança que mora em cada um. O show é recheado de experiências rítmicas e instrumentos não convencionais, como: uma máquina de escrever, um vaso, um cachorro de plástico… tudo vira instrumento!

Focado no encantamento lúdico, experiências emocionais e memória afetiva, a Dois Palitos apresenta canções ligadas à infância, em uma experiência que une teatro e música, com todas as músicas do nosso show sendo autorais.

SPIGA

Pedro Paulo Zavagli, o Spiga, foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas. Spiga faleceu no dia 13 de janeiro deste ano.

Para eternizar sua trajetória, foi criada pela vereadora Fabi Virgílio a Lei nº10.438/22 que institui a Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, a ser comemorada anualmente na segunda semana de outubro.