
A Caminhada Passos que Salvam, idealizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, tem como objetivo divulgar os primeiros sintomas do câncer infantil para que assim o diagnóstico precoce das crianças e adolescentes de nosso país seja alcançado.

Neste domingo (24) com saída em frente da Arena da Fonte, centenas de pessoas participaram do evento.
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:
-desinformação dos pais
-medo do diagnóstico
-desinformação dos médicos
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.

Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
-dores de cabeça pela manhã e vômito;
-caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
-dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
-aumento de tamanho de barriga;
-brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Os participantes da caminhada adquiriram o “kit caminhada”, onde toda a arrecadação da venda dos kits será destinada para a Manutenção e tratamento das crianças do Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos.