Home Cultura e Lazer

Araraquara Rock é o maior festival público de rock gratuito do Brasil

626
A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart colocam o e-mail [email protected] à disposição para dúvidas a respeito da seletiva.

Público de 20 mil pessoas prestigiou os quatro dias de eventos gratuitos da programação em três espaços diferentes: Praça Scalamandré Sobrinho, Teatro de Arena e Sesc Araraquara

Araraquara celebra ser, hoje, a cidade que realiza o maior festival público de rock gratuito do Brasil. Nesta edição de 2019, um público de aproximadamente 20 mil pessoas acompanhou os quatro dias de rock’n roll proposto pelo festival.

Roqueiros de diversas cidades do país se reuniram para celebrar o rock, com os diversos shows que aconteceram no Sesc Araraquara, Teatro de Arena e Praça Scalamandré Sobrinho.

Bandas de destaque no cenário musical do país e também da cidade embalaram a Morada do Sol com shows eletrizantes, que contagiaram crianças e adultos, com um grande público e sem nenhuma intercorrência. A banda alemã Tusq abriu os trabalhos do festival e bandas brasileiras de renome firmaram espaço no festival, que teve CPM 22, Dead Fish, Massacration, Korzus e Scalene – entre várias outras bandas selecionadas e convidadas para agigantar o rock em Araraquara.

Também, com um canal bastante ativo nas redes sociais entre organização e público, o evento no sábado prestou homenagem a André Matos com a banda Soulspell, atendendo solicitação do público. André foi vocalista de bandas como Viper, Shaman e Angra, e morreu no último dia 08 de junho, vítima de uma parada cardíaca.

A disputada seletiva nacional contou com 254 bandas inscritas para a seleção de seis delas. Bandas de renome nacional e internacional se inscreveram este ano e a programação teve altíssimo nível, com: Black Pantera, Golpe de Estado, Hatefulmurder, Kamala, Surra e Voodoopriest. Entre as bandas de Araraquara, foram selecionadas e convidadas: Drive to Glory, Maddox, Pluggit e Silêncio em Meio ao Caos.

Pelo terceiro ano consecutivo o Araraquara Rock tem a curadoria de Flávio Plex, já uma referência entre as bandas e o festival, com um trabalho bastante primoroso. Gabriela Palombo, coordenadora de Cultura do município, lembra que “nós da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart estamos bastante satisfeitos, pois o festival se consagrou como uma grande vitrine para as bandas autorais do Brasil. Nosso papel como fomento, dentro da música nessa área, se consolida: é um fomento concreto. A gente amplia o fomento e consagra o Araraquara Rock efetivamente como uma vitrine para as bandas do país – inclusive temos esse feedback por parte delas. A grande maioria das bandas que toca no Araraquara Rock abre uma agenda de shows depois. Então o festival consegue fazer essa projeção que é o nosso objetivo”, avalia.

O maior festival de rock gratuito do Brasil fez a economia girar: roqueiros de mais de 40 cidades, de diversas regiões do país aproveitaram, o espaço criado pela organização do evento – uma área de alojamento e camping no Complexo Esportivo da Arena da Fonte. A rede hoteleira e também os restaurantes da cidade se mobilizaram para o evento, que trouxe muita gente especialmente para viver o rock’n roll – a Praça Scalamandré ficou absolutamente tomada pelo espírito do rock e por uma multidão de apreciadores do gênero musical.

Vale destacar que o Araraquara Rock 2019 trouxe como tema a celebração dos 50 anos de Woodstock, relembrando o mais importante evento de música da história – o ápice do movimento de contracultura que se espalhou pelo mundo. Nesse clima, uma antiga Kombi esteve nos três últimos dias do evento, ganhando pitadas de psicodelia com a grafitagem de Sniffo – e ganhando muita tietagem do público que aproveitou para fazer selfies com a “Janis”, nome que ganhou a Kombi da banda Maddox.

Com sucesso do público, o lazer gratuito com shows de qualidade e com a presença dos artistas da cidade, é uma realidade em Araraquara. Mesmo com entrada gratuita, os roqueiros mostraram que são solidários: foram arrecadadas 15 toneladas de alimentos que serão repassadas ao Fundo Social do município.

É com o espírito rock que Araraquara se torna uma referência nacional, sendo a cidade que possui o maior evento de rock gratuito do país. Um exemplo de democracia, de cultura e lazer de qualidade para todos, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, em parceria com o SESC Araraquara e com o apoio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura).