Home Cultura e Lazer

Bandas araraquarenses realizam festival queer independente em São Carlos

Festival LGBTQIA+ traz bandas de rock alternativo e exposição neste sábado (22) no Infierno Bar

28
Banda La Burca é formada por Roberto Schiavon (bateria) e Amanda Rocha (guitarra e voz)

O festival alternativo LGBTQIA+ está em sua 2ª edição e conta com as bandas Hellside, La Burca, Sol da Meia Noite e a banda convidada Tempos de Morte (Itapetininga-SP). O artista Élio 1onze realiza exposição de artes visuais no espaço.

Com o intuito de promover a pluralidade sonora, o festival é uma amostra da música e arte performática queer da região, passando pelo post punk, crossover, punk rock, artes visuais, experimentalismo e outras vertentes.

TRANSFREE

O evento é adepto da lista “Transfree”, uma política de inclusão e acesso de pessoas trans aos espaços de cultura e lazer. Ou seja, pessoas trans (travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não binárias) que não podem pagar entram gratuitamente.

Para garantir o nome na lista, as pessoas podem se cadastrar até às 18h desta sexta-feira (21), através do perfil do Instagram. Já os ingressos antecipados são vendidos por R$ 15 até esta sexta-feira, Pix: uivoqueerfest@gmail.com. Na portaria o valor é R$ 20.

REPRESENTATIVIDADE E FAÇA VOCÊ MESMO

Segundo as organizadoras, o evento existe como ato político e de resistência, e vem preencher uma lacuna de representatividade queer nos festivais de “rock” e arte do interior de São Paulo.

Através da ideologia punk do “faça você mesmo”, bandas, artistas e escritores LGBTs de Araraquara e região, se propõem a realizar shows, performances, exposições de artes e lançamentos de discos em espaços culturais da cidade e região “016”. A primeira edição aconteceu em dezembro de 2022, no Bar do Zinho, em Araraquara.

LINE UP

O line-up é composto pelo trio dissidente de bandas araraquarense: Hellside, La Burca e Sol da Meia Noite, referências LGBTQIA+ do underground interiorano, além de dois dj sets das artistas Fernanda de Tragédia e noite abissal.

Na noite, acontece o lançamento do último disco da veterana Hellside, duo de crossover na ativa desde o final dos anos 80, formada pelos membros originais Flavinha Antunes (guitarra, voz) e Pirão (bateria).

Já a banda de post-punk La Burca, relança o primeiro disco em comemoração aos 10 anos de lançamento. La Burca retoma a formação de duo, com Amanda Rocha (voz, violão e guitarra) e Roberto Schiavon (bateria).

O também duo Sol da Meia Noite, de Sol Gbona Oliveira e noite abissal, apresentará o zine “01”, uma coleção imagética da história da dupla e seus poemas musicados.

Influenciada pelo postpunk inglês e de cunho social-libertário, a banda convidada , Tempos de Morte, foi formada em 2014, e o nome teve como referência obra “Les temps mort’ do desenhista francês “René Laloux.”

O festival conta com o apoio dos Quitutes Veganos e Weirdo Distro.