Início Cultura e Lazer

Edital para apoiar artistas durante a crise do COVID-19 se encerra nesta segunda (27)

Poucos projetos foram apresentados até a manhã dessa quinta-feira

27

Os artistas de Araraquara interessados em participar do edital aberto pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart têm até a próxima segunda-feira, 27 de abril, para efetuarem a inscrição online. Até o momento, poucas inscrições haviam sido realizadas.

O edital foi aberto devido à crise provocada pelo Covid-19 que atingiu diversos trabalhadores, inclusive a classe artística. A fim de apoiar os artistas da cidade, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, com o suporte do Conselho Municipal da Cultura, lançou o edital para artistas que moram na cidade.

A proposta é a contratação de vídeos com projetos artísticos e oficinas culturais, sob o tema “A manifestação da solidariedade humana”, estimulando conhecimento sobre cidadania e inclusão social. Os vídeos selecionados serão veiculados online exclusivamente pela TV Web Participativa da Prefeitura de Araraquara.

Podem participar do edital: empresas representadas por pessoa jurídica, formalmente constituída, que conste em sua inscrição CNPJ atividade compatível com a proposta nas seguintes linguagens: música, dança, literatura, artesanato/ artes plásticas, teatro e circo.

Cada proponente pode se inscrever com um único projeto. É importante que os interessados estejam em dia com o cadastro de artistas da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (a ficha cadastral pode ser acessada através do link http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/cadastro/cultura).

Também, é necessário ter sede em Araraquara por no mínimo dois anos e que o proponente do projeto integre a ficha técnica da apresentação do vídeo em análise. Os trabalhos inscritos deverão ter classificação etária livre.

A produção dos vídeos deve ter o conteúdo gravado na horizontal, com duração entre 25 e 30 minutos no formato MP4, com proporção 16:9 e resolução de 720p e tamanho máximo de 2gb. Todas as informações encontram-se no edital, disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”, na página principal. Serão atendidos até 60 projetos, sendo 10 em cada linguagem. Cada projeto selecionado recebe o valor de R$ 1.000,00.

As inscrições estão abertas até 27 de abril, sendo recebidas exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Confira as modalidades das linguagens apresentadas no edital:

–          Teatro:

Apresentações que contemplem espetáculos, contação de histórias, cenas curtas, teatro de bonecos, entre outros

–          Música:

Apresentação de cantor, músico ou grupos/ bandas que promovam apresentações musicais/ shows

–          Dança

Apresentações que contemplem espetáculos, intervenções, performances

–          Literatura

Oficinas literárias que visem a leitura, análise e produção de textos de diversos gêneros literários

–          Circo

Apresentações que contemplem espetáculos, intervenções, performances

–          Artes Plásticas e Artesanato

 Oficinas de artesanato ou artes plásticas para público em geral