Início Cultura e Lazer

‘Facira ajuda a construir a identidade do povo de Araraquara’, diz Edinho

Prefeito destaca a importância da feira para a economia e para o entretenimento da população da cidade; programação de shows foi divulgada na noite de quinta (8)

349
Lançamento da Facira no CEAR

A Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara) está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e cultural de Araraquara, afirmou o prefeito Edinho durante o lançamento da grade de shows da feira, na noite de quinta-feira (8), em evento no Centro Internacional de Convenção.

O prefeito lembrou que todos, de alguma forma, têm uma recordação da Facira. “É uma feira gratuita e solidária. Cada um tem uma história para contar da Facira. Ela passou a fazer parte da construção da identidade do povo de Araraquara. É a maior feira de lazer e solidariedade, gratuita, do Estado de São Paulo”, disse Edinho.

“Uma cidade tem que valorizar as suas tradições. Que as crianças e adolescentes possam, lá na frente, recordar fatos vividos na Facira. Muito obrigado a todos que constroem a história da Facira”, afirmou o prefeito, que também elogiou a diversidade da programação.

Neste ano, a Facira será de 21 a 25 de agosto e será internacional, com presença de empresas de Torres Vedras (Portugal) na feira de negócios. A programação também integra as comemorações dos 202 anos de Araraquara.

A parte musical irá agradar todos os gostos, com MPB, sertanejo, samba, pagode, funk, hip-hop, entre outros estilos. Alguns dos nomes são Almir Sater, Jorge Aragão, Hugo e Tiago, Melin, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, além de outros grandes nomes e os artistas pratas da casa. (veja mais abaixo)

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, agradeceu a todos que trabalham na organização da feira. “A Facira é negócios, é festa, é solidariedade, com os recursos doados para as entidades assistenciais. É um momento de confraternização e de trazer toda a família para curtir as apresentações musicais. A Facira é um orgulho de Araraquara”, disse.

Para o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho, ressaltou que o município abraçou de volta a feira, que retornou em 2017 após anos de interrupção. “A Facira virou a grande comemoração do aniversário de Araraquara”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Lucas Grecco (PSB) também parabenizou a todos pela organização. “A população espera, todos os anos, a realização da Facira. Araraquara merece a Facira como um grande presente”, disse o vereador.

Ainda estiveram no evento os vereadores Toninho do Mel (PT), Edson Hel (PPS), Roger Mendes (Progressistas), Zé Luiz (PPS) e Elias Chediek (MDB); secretários, coordenadores e gestores municipais; Simone Soriano, diretora do Grupo Gens (que comercializa os estandes da feira de negócios); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; a presidente do Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara), Rosana Coelho; e representantes das entidades e empresas parceiras da Facira, como Acia, Rádio Nativa FM, GasBrasiliano, Cervejaria Devassa, entre outras.

Atrações
As atividades serão realizadas em dois palcos: o Principal (externo) e o Interno, destinados, respectivamente, às grandes atrações e aos shows dos artistas locais.

A tradicional “Seresta a Caminho do Sol”, no dia 21 de agosto, recebe, num oferecimento da GasBrasiliano e NR Construtora, o violeiro, compositor e cantor Almir Sater – querido do grande público. Com início às 20h30, a Seresta também será iluminada pela arte de Miltinho Edilberto, araraquarense considerado um dos violeiros mais completos do Brasil, e do grupo Forró da Morada, sucesso nos eventos de Araraquara e região. É na Seresta que a população comemora e faz a contagem regressiva para o aniversário da cidade.

Aliás, a música boa aqui da cidade também é destaque no final da tarde do dia 21, com o show ”Brasileirando”, às 18 horas, reunindo Allydi e Alex Lima. O show acontece no Palco Interno, com voz, violão e instrumentos de percussão e um repertório de MPB, bossa nova, samba, xote e outras brasilidades.

Show de Aniversário
Também tradicional, o dia 22 de agosto chega com os “Shows de Aniversário da Cidade”, em uma realização da Nativa FM. Diversos shows musicais são apresentados no Palco Facira Externo, a partir das 13 horas. Vale lembrar que, neste dia, a passagem do ônibus municipal é gratuita.

A programação apresenta: César Menotti e Fabiano, Cezar e Paulinho, Juan Marcus e Vinícius, Julia e Rafaela, Júnior e Cesar, Nathy Lima, Paula Mattos, Vittão, Victor Marques, Yasmin Santos e Zé Felipe.

Já no Palco Interno da Facira, no dia 22, a apresentação é de Rosa Branca e Flor Morena, às 13 horas, com a força das mulheres na viola, enaltecendo a música de raiz e parabenizando a cidade.

Melim
A sexta-feira, dia 23, destaca a força da banda araraquarense Homem de Lata com suas releituras de canções contagiantes, comandadas por um time de percussionistas de alto nível e com um quadro harmônico repleto de renomados músicos com vasta experiência artística.

E completando a programação tem a banda Melim – trio de irmãos que aposta no pop, misturando MPB, surf music, indie rock, reggae sempre em clima de “good vibe”. A banda, em 2016, participou do reality show musical Superstar, da Rede Globo, terminou a competição como semifinalistas e ganhou a simpatia do público com suas canções nas paradas musicais.

O palco interno, na sexta, aposta na música tradicional jamaicana com o reggae clássico da Frontline Reggae Band, em uma apresentação às 18 horas.

Noite Sertaneja
O penúltimo dia da festa, dia 24, apresenta o cantor Fabio Over, de Araraquara, às 16 horas no Palco Interno, com o show “2 Parts”. Depois, a partir das 17 horas, tem início uma sequência de shows sertanejos no Palco externo com: Dani Mendes, João Violante, Dani e Danilo, Kleber e Kauê, com show finalizado com a dupla Hugo e Thiago.

Hip Hop, Funk e Samba
Fechando a programação da Facira, o convidado do dia 25 é o sambista Jorge Aragão, com show noturno. O veterano do samba tem 43 anos de carreira e, em 2017, teve seu trabalho indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Mas tem muito mais samba no encerramento da Facira: às 13 horas o cantor Márcio Rocha apresenta o show “Grandes Sambas da História”, no Palco Interno. No Palco externo, a partir das 16 horas, com os shows de uma turma da pesada de Araraquara: têm Ases Mania, Junior Barros, Turma do Samba e Sakanas – puro entretenimento e diversão no domingo.

Antes, às 13 horas, haverá Funk e Vogue, com a participação Coletivos Casixtranha e Cadê Tereza apresentando o show “A história das danças marginais”. Na sequência virá o Trap e o R&B com Mate Pereira e DJ Guiga, seguidos pelo “Momento Funk”, com DJ Pedrinho, DJ Giva e MC Nego da Vila.

Toda a programação é gratuita, mas pode ser solidária. O Fundo Social de Solidariedade disponibilizará um caminhão para receber doações de alimentos que serão revertidos às entidades sociais cadastradas e às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Confira mais informações no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br/facira2019.