Início Destaques

Renata Orloski participa de Intercâmbio Técnico da Confebras na Inglaterra

Ligada profissionalmente à história do Sicoob da Barroso, Renata é a primeira representante do Estado de São Paulo a participar do Intercâmbio Técnico da Confebras na Inglaterra, lugar onde nasceu o cooperativismo.

324
Renata e os brasileiros participantes do programa

As lideranças do sistema cooperativista em nosso país tiveram em maio, uma grande oportunidade de aprendizado no exterior. Alguns profissionais do setor participaram do Programa de Intercâmbio Técnico da Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), na Inglaterra.

O curso realizado durante oito dias no The Co-operative College, instituição educacional britânica que se dedica à promoção de valores,   ideais e princípios cooperativos, teve a parceria da ABCUL, Associação de Cooperativas de Crédito Britânicos e do Rochdale Pioneers Museum, que está alojado no edifício onde a Rochdale Equitable Pioneers Society começou a operar em 21 de dezembro de 1844.

A foto que mostra Renata, retrata o museu em Rochdale (não é uma reconstrução), mas a sala da primeira cooperativa do mundo

O museu é considerado o berço do moderno movimento cooperativo. Ele está localizado em Rochdale, Greater Manchester. Os participantes passaram por um programa de estudos em Manchester, Liverpool e Londres.

ARARAQUARA NA HISTÓRIA

A primeira loja da cooperativa na Rua Toad, 31, em Rochdale

Renata Orloski, do Sicoob Araraquara (agência da Avenida Barroso), pela primeira vez participou do programa da Confebras recebendo no final sua certificação no The Co-operative College, uma das mais importantes cooperativas college da Inglaterra com 100 anos de existência. Para o Siccob é muito importante ter uma profissional interessada em sua prórpia capacitação o que permite o fortalecimento do cooperativismo; para a nossa cidade é um orgulho estar bem preparada e desenvolver este setor da economia.

O Sicoob da Avenida Barroso nasceu pequena como tantas outras cooperativas; inicialmente com o nome de Iesacred, depois Concred Iesacred; com o tempo foi expandindo seus serviços, abrindo novas agências como em Matão e Dobrada. No mês passado anunciou oficialmente a incorporação do Sicoob Coopara, tornando-se uma das maiores do interior.