O prazo de inscrição no programa Oficinas Culturais Municipais, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, termina nesta sexta-feira, 30 de abril. A organização das Oficinas Culturais busca projetos artísticos com caráter artístico-pedagógico para difundir o acesso à cultura no município e fomentar o trabalho artístico da comunidade.
As linguagens artísticas aguardadas são: Apoio e promoção das culturas negras; Arte-Performance; Artes Circenses; Artes Visuais (artes plásticas, grafitti e HQ´s); Artesanato; Audiovisual (produção e edição de vídeos em aplicativos de celular); Dança (ballet clássico, dança de salão, sapateado, danças populares, danças urbanas e dança afro); Literatura; Música (canto, cavaquinho, percussão, viola caipira e violão); Produção Musical (criação e finalização de beats); e Teatro.
Os projetos inscritos devem incluir como público alvo: educandos em situação de vulnerabilidade social. Podem se inscrever no processo seletivo: empresas representadas por pessoa jurídica formalmente constituída e que constem em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com as exigidas no edital. Serão aceitas até duas propostas por proponente.
Os inscritos devem ter disponibilidade para o trabalho em período noturno ou em finais de semana e deve, obrigatoriamente, estar inscrito no Cadastro Municipal de Artistas, disponível para preenchimento no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). O cadastro deve estar com as informações atualizadas.
Vale lembrar que, visando a adequação aos protocolos sanitários impostos pela pandemia da COVID 19, os proponentes devem considerar que as aulas poderão ocorrer em modalidade online (aulas remotas por aplicativos de celular), presencial ou ainda híbrida, abrangendo as duas possibilidades.
COMO PARTICIPAR
A inscrição dos projetos será realizada exclusivamente pelo email: oficinasedital@gmail.com. Todas as informações, inclusive dos arquivos necessários para inscrição, podem ser conferidas no edital que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, no campo “Editais da Cultura”. (http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/editais-da-cultura).
Além de um “Arquivo de documentação”, com dados pessoais do proponente, e do “Arquivo de habilitação”, com descrição do projeto, é necessário apresentar um link no Google Drive desbloqueado, com vídeo de uma aula ministrada cm tempo de 10 a 15 minutos de duração.
As propostas contratadas receberão o valor bruto de R$ 20 (vinte reais) por hora/aula, sendo as contratações feitas conforme a demanda de cada linguagem artística.
(Da reportagem)