Home Destaques

Acordo pode dar a presidência da Câmara Municipal ao vereador Lucas Grecco

Em meio ao interesse de ter as contas do prefeito Edinho Silva aprovadas, a bancada do PT, deve apoiar a eleição de Lucas Grecco para a presidência da Câmara no final do ano. O sim de Grecco tem um peso muito forte no julgamento da desaprovação das contas municipais de 2017 e 2018, feita Pelo Tribunal.

157
Lucas Grecco e Edson Hel entram na disputa para a presidência da Câmara

Dois vereadores se apresentaram oficialmente nesta quarta-feira (16), ao RCIA ARARAQUARA, como candidatos à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. O mandato desta Mesa Diretora que tem como presidente Aloísio Boi, do MDB, termina no dia 31 de dezembro.

Na próxima semana os partidos políticos começam a se mobilizar e sabem da importância em ter parlamentares compondo à mesa. Nos últimos dois anos, além de Boi na presidência, a mesa teve Thainara Faria (PT) como vice-presidente, Rafael de Angeli (1° secretário) e Lucas Grecco (2° secretário).

Paulo Landim, do PT e líder do prefeito na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, ao responder se seria candidato disse que é prematuro dizer, pois está focado nas contas do prefeito Edinho Silva (PT), que sendo rejeitadas pelo Tribunal de Contas (anos de 2017 e 2018), poderão ser aprovadas, dependendo de uma combinação de interesses

Os constantes adiamentos desde junho talvez tenham solução se a Bancada do PT, eleger Lucas Grecco, no caso o voto do vereador representaria a maioria para evitar a inelegibilidade de Edinho, em contrapartida o parlamentar chegaria à presidência. O acordo está perto de ser viabilizado.

Hel disse que é candidato e que se sente muito bem preparado para assumir o cargo; da mesma forma Lucas Grecco que fez um relato sobre os mandatos que ocupou na Câmara e admite que ao longo do tempo adquiriu muita experiência.

Nesta quarta-feira o parlamentar confirmou ao Portal RCIA que é candidato. Ele tem 60 anos, e foi reeleito com 640 votos. Comerciante e membro da comunidade evangélica, chegou a assumir a vaga de vereador em 2011, como suplente. Foi vereador no mandato 2017 a 2020 e reeleito.

Grecco tem deixado transparecer que é contrário a aprovação das contas do prefeito e assim estaria no grupo de Lineu Carlos de Assis (Podemos), Luna Meyer (PDT), Marchese da Rádio, Carlão do Joia e Marcos Garrido (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB). Saindo e votando pela aprovação, torna possível a ambição de ser o presidente.

Pelo que consta, o prefeito teria como garantia os votos de Paulo Landim, Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Virgílio (PT); Gérson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Emanoel Sponton (PP), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB) e Edson Hel (Cidadania).

Batido o martelo, a aprovação das contas do prefeito não precisaria aguardar o ano que vem, já ocorreria na última sessão da Câmara no dia 29; o recesso parlamentar está previsto para o dia 02 de dezembro e desestabilizaria a oposição que não encontraria apoio suficiente para atingir seus objetivos. O voto de Lucas Grecco atenderia todos os interesses, inclusive os de Edinho que deve assumir cargo ministerial sem a mácula de contas rejeitadas na prefeitura de Araraquara.

Nos próximos 20 dias a escolha do presidente e dos demais membros da mesa deverá estar definida, tendo em vista a necessidade da posse do grupo escolhido até 31 de dezembro ou 01 de janeiro, o que também será acertado na semana que vem.