Início Agronegócio

Após curso do Senar, surgem novos eletricistas no mercado de trabalho

Buscando fortalecer o conhecimento técnico dos trabalhadores e produtores rurais, bem como de interessados em ingressar no mercado de trabalho o Sindicato Rural e o Senar seguem realizando cursos profissionalizantes no município e região.

26
Alunos mostram o resultado do aprendizado

Fios, interruptores, conectores e lâmpadas ocupam as mesas de um excelente espaço criado pela Prefeitura de Américo Brasiliense. Isso aconteceu em setembro; um lugar amplo e arejado onde produtores rurais e funcionários da própria prefeitura manuseiam atentamente os materiais, durante o curso Eletricista – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, promovido pelo  Sindicato Rural de Araraquara, em parceria com o Senar-SP e apoio do município.

A ação conta com dois dias de aulas teóricas e outros dois de atividades práticas. No total, são 32 horas de curso, divididas em quatro dias, com oito horas de aula cada um. De acordo com o instrutor Luiz Carlos Serano, diversas situações são abordadas num curso assim, como noções básicas sobre eletricidade, materiais utilizados, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações. E tudo levando em conta, a segurança.

Curso foi realizado em salão da Prefeitura de Américo

Desta feita 10 pessoas participaram das aulas, diz Serrano. “A gente dá detalhes sobre os materiais adequados, a montagem padrão, qual tipo de cabo no relógio, disjuntor, até o quadro de distribuição. Entre outras coisas, fazemos também simulação do levantamento de carga, com a medição da potência de cada equipamento, como chuveiro, ar condicionado, iluminação, e depois a divisão em circuitos. Queremos capacitar esse pessoal para instalações corretas do início ao fim do processo”, salienta o instrutor.

Foram 32 horas de aulas teóricas e práticas

O coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, argumenta que antes da pandemia de Covid-19, a quantidade era de até 16 pessoas. Agora, seguindo as orientações das autoridades de saúde, todas usam máscaras, têm álcool em gel à disposição, contam materiais de estudo desinfetados, e mantêm distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

João Henrique destaca ainda que os participantes neste curso realizado em Américo atuaram com muito interesse, demonstrando claramente vontade em aprender e conseguir o conhecimento como fonte de renda.

O instrutor Luiz Serrano com os alunos em aula teórica