Home Cultura e Lazer

Araraquara se despede do cabeleireiro Orlando Faustino, campeão internacional de cortes e penteados

Considerado um dos mais laureados cabeleireiros de Araraquara em todos os tempos, Orlando Faustino ou simplesmente "Orlando's Clínica Beleza, teve em seu espaço de trabalho nomes famosos como Bethânia, Simone, Ivan Lins, Belchior se preparando para os shows. Ele morreu na Santa Casa na madrugada desta quinta-feira.

2554
O cabeleireiro Orlando's em dois momentos da sua vida: 1975 no Senac em São Paulo e anos mais tarde já afastado da sua atividade em Araraquara

Entre os anos 70 e 80, Orlando Faustino reinava como senhor absoluto das clínicas de beleza em Araraquara; três títulos conquistados de forma consecutiva na França, Espanha e Argentina nas categorias de cortes e penteados (feminino e masculino) lhe deram projeção internacional.

Segundo ele mesmo dizia – o suficiente para que artistas famosos passassem pelas suas mãos quando das apresentações em shows na cidade e região. A Clínica Orlando’s Cabeleireiro na Rua São Bento, em frente o Extra, era para a sociedade araraquarense o ponto obrigatório da beleza.

O aprendizado que Orlando teve no Salão Municipal com “Gim e Onofre” valeu a pena; desde jovem, Orlando já buscava seguir os passos do pai Augustinho, barbeiro muito conhecido na cidade. “Aprendi com o meu pai e me aperfeiçoei aos novos tempos no Salão Municipal, as pessoas queriam cortar o cabelo comigo”, disse ele um dia aos amigos mais próximos.

Nascido no dia 15 de março de 1943, Orlando Faustino nos deixa aos 79 anos, isolado dos aplausos que recebeu vida a fora. O “Rei da Tesoura” ocupava nos últimos anos, um dos espaços do Lar São Francisco ou Asilo de Mendicidade, o mesmo ambiente que ele durante anos frequentou para cortar e barbear idosos, gratuitamente. Ele faleceu nesta madrugada na Santa Casa, onde estava internado.

Simples e comunicativo, entre os profissionais que buscaram fama, além de respeitado, era o ser humano disposto a dividir suas glórias. Ao retornar da França, em 1979 onde foi participar de um Torneio Internacional de Cortes e Penteados, Orlando exibia com orgulho o prêmio que conquistara além de um diploma que lhe assegurava lugar de destaque entre os cabeleireiros famosos da época.

No começo dos anos 80, Orlando em sua clínica acompanha o cantor Ivan Lins dando entrevista aos jornalistas Ivan Roberto e José Conde Sobrinho

Orlando ressaltava o talento de Vidal Sassoon que revolucionara o cabelo feminino com estilos de cortes curtos, geométricos e elegantes. Ele ressaltava ainda o talento do holandês Christiaan Houtenbos que trouxe para os anos 70, mesmo período da sua participação nos torneios europeus, um estilo despenteado, suave e revelador. Essas lembranças o artista ainda mantinha vivas nas suas conversas em nossa cidade.

Essas eram razões para que Maria Bethânia, Ivan Lins, Simone, Belchior e tantos outros nomes famosos do mundo artístico passassem pela sua clínica antes dos shows em Araraquara.

O tempo e a tecnologia foram alterando o comportamento das pessoas; Orlando desistira de ser o cabeleireiro disputado na sociedade fechando as portas da sua clínica. No entanto, o amor pela profissão o levou a recomeçar sua atividade em outro espaço, agora auxiliado pelo empresário Ademir de Souza, da Porta Joia que coincidentemente faleceu na semana passada. Em uma galeria na Rua São Bento ele trabalhou até 2017 quando decidiu parar, afastando-se definitivamente da clínica.

Orlando casou-se com Elza com quem teve os filhos Márcia, Gledston e Orlandinho; em um segundo relacionamento que durou 9 anos, Orlando teve ao seu lado Diva; deste casamento nasceu Luan Emílio Faustino.